sexta-feira, 30 de agosto de 2019

THE BEATLES - OCTOPUS'S GARDEN - DEMAIS!*****


Para o álbum Abbey Road, John e Paul não precisaram compor a tradicional música que Ringo cantava em cada álbum. "Octopus's Garden" é uma música dos Beatles composta e cantada por Ringo Starr, lançada no álbum Abbey Road em 26 de setembro de 1969. A gravação teve início no dia 26 de abril, e foi concluída em 18 de julho de 1969. "Octopus's Garden" foi a segunda das duas únicas canções compostas por Ringo gravadas pelos Beatles. A outra foi "Don't Pass Me By", do Álbum Branco.
E foi exatamente durante as gravações do Álbum Branco, em 1968, quando as tensões em Abbey Road entre o grupo estava com força total, que em um desses episódios, Ringo Starr se chateou e abandonou as gravações. No dia 22 de agosto, Ringo errou um ritmo na bateria e McCartney começou a dar sermão; de repen­te, a raiva tomou conta do baterista que simplesmente não aguentava mais. Beatles ou não Beatles, pela primeira vez na vida aquilo não tinha mais importância. Ringo saiu fumegando de Abbey Road, encheu o saco e abandonou a banda, pegou a família e foi para a Sardenha, na Itália.
Um dia, no iate do ator Peter Sellers, ele pediu "Fish 'n' Chips", mas veio polvo em vez de peixe. Surgiu então uma conversa com o capitão da embarcação sobre polvos. Este lhe contou que eles catavam pedrinhass e objetos brilhantes no fundo do mar e os concentravam em um mesmo lugar, que ficava parecido um jardim.

Com bases nestes fatos e com uma pequena ajuda de seu amigo e companheiro George Harrison ele compôs a canção. Não se sabe até que ponto Harrison ajudou. Esta ajuda nunca foi confirmada; porém no filme Let It Be aparece uma sequência em que são vistos os dois ensaiando a canção e Harrison mostrando alguns acordes para Ringo. A canção é creditada apenas a Richard Starkey. George disse na época: "Octopus's Garden é uma música do Ringo. É apenas a segunda música que Ringo já escreveu, é importante e é adorável. A música fica muito profunda na consciência do ouvinte, porque é tão pacífica. Ringo está escrevendo músicas cósmicas sem sequer perceber". A letra fala de alguém, neste caso Ringo, que gostaria de estar fora da realidade diária e esconder-se no fundo do mar, no jardim do polvo, na sombra. ("I'd like to be, under the sea, in the Octopus's Garden, in the shade"). É o sentimento de estar em um lugar seguro, junto da amada e escondido de todos. ("We would sing and dance around because we know we can't be found..."). Ele e a amada estariam felizes e não haveria ninguém para dizer a eles o que fazer... no jardim do polvo.("We would be so happy, you and me, no one to tell us what to do...in the octopus's garden with you").
"Octopus's Garden", além do album Abbey Road, aparece no Anthology 3 (onde está incluída uma gravação de uma das tomadas - take 2, realizadas no dia 26 de abril de 1969) e no CD "Love". Para este álbum, George Martin criou uma versão diferente: a introdução cantada por Ringo está em velocidade mais lenta e misturada com a orquestração de "Good Night". Em seguida, a música toma a sua forma original, misturada com os alguns efeitos sonoros de Yellow Submarine. Aqui, a gente confere todas!

Em 2014, foi publicado o livro infantil ilustrado baseado na famosa canção dos Beatles "Octopus's Garden", de Ringo Starr e ilustrado por Ben Cort.

4 comentários:

Edu disse...

A música mais alegre do álbum, com direito a solos espetaculares de Harrison. Ô disco bom... DEMAIS!

Dani disse...

Ouvindo aqui com um sorriso nos lábios...:)

Joelma disse...

Passando aqui pra dizer que amei essa capa.

Edu disse...

☺☺Thank you Girls!