terça-feira, 27 de agosto de 2019

THE BEATLES - OH! DARLING - SENSACIONAL!!!**********


"Oh! Darling" é uma música composta somente por Paul McCartney, gravada pelos Beatles e lançada no álbum Abbey Road em 26 de setembro de 1969. Esse rock de estilo retrô, foi originalmente tentado pelos Beatles durante as sessões de "Get Back", mas acabou sendo guardada para o Abbey Road. A gravação teve início no dia 20 de abril com 26 tomadas. Neste dia, fora o vocal de McCartney, a participação dos outros Beatles foi completada. Para gravar o vocal, McCartney realizou sessões nos dias 17, 18, 22 e 23 de julho. A gravação de 23 de julho foi a que mais o agradou. Mais alguns ajustes e "overdubs" foram realizados no dia 8 e no dia 11 de agosto de 1969 a música estava concluída. Dura exatos 3’26”.

Quando criou a música, McCartney sabia bem o que tinha nas mãos. Depois de passados alguns anos desde que ele usou seu melhor estilo rocker com o poder de suas cordas vocais, como em "Long Tall Sally", "Kansas City", "I'm Down" e em tantas outras dos primeiros álbuns dos Beatles, ele queria fazer de novo. (Helter Skelter de 1968 é uma exceção notável). Ele queria criar uma balada de rock'n'roll no estilo "anos 50", do tipo de Jackie Wilson em especial. Deveria parecer algo semelhante à voz de alguém que estivesse há uma semana no palco ao vivo. Vivendo em Cavendish Avenue, a apenas duas ruas de Abbey Road, Paul McCartney adquiriu o hábito de chegar antes dos outros Beatles para gravar seus vocais para a música. Acreditava que as primeiras horas do dia eram as melhores para um canto alto, forte, agudo e rasgado.
"Oh! Darling" é antes de tudo, uma súplica de amor e desespero. O cantor pede a amada que acredite nele, que nunca o abandone pois jamais lhe fará nenhum mal. Se ela o deixar, não suportará e morrerá. "Oh! Darling" é a 4ª faixa do álbum Abbey Road, atrás de "Maxwell's Silver Hammer" e antes de "Octopu's Garden". É creditada a Lennon e McCartney, foi produzida por George Martin e Chris Thomas e teve como engenheiros Jeff Jarratt e Phil McDonaldMesmo apesar de nunca ter sido lançada como single, a gravação dos Beatles caiu no gosto dos fãs e tornou-se uma das músicas mais conhecidas do grupo.
Na época do lançamento de Abbey Road, George Harrison, que fez uma ótima instrumentalização, como sempre, fez uma análise descrevendo faixa por faixa. Sobre ‘Oh! Darling’, ele disse: "É outra de Paul, típica dos anos 50/60, principalmente nos acordes. É uma música típica da época dos gru­pos Moonglows, Paragons, Shells e tudo o mais. Ele trabalhou muito nela. Nós fizemos alguns ‘oh, oohs’ no vocal enquanto ele se esgoelava". Para John Lennon, a música era boa, mas achava que poderia ter cantado melhor: "Oh! Darling foi uma das boas de Paul em que ele não cantou muito bem. Eu sempre achei que poderia ter feito melhor - era mais meu estilo do que o dele. Ele deveria ter me deixado cantar. (Risos)".

6 comentários:

Pedro Marcos disse...

Esse era um momento de quase separação dos Beatles e por vezes, Paul canta Oh, Johnny, outras, Oh, darling, ouçam prestando atenção. Há até uma discussão na internet sobre isso.

Edu disse...

É isso aí. Valeu, Pedro Marcos!

Dani disse...

Nunca percebi, vou ficar atenta para captar :)

Dani disse...

Tenho que discordar de Lennon hihihi... Uma das melhores interpretações de Paul, ele conseguiu o efeito desejado.

roque22 disse...

Esta foi mais uma das Asneiras dita por John na fase pós Yoko. Esta eh a melhor interpretação da Paul em uma música dos Beatles, e, a melhor canção do Abbey Road ao lado de Something e Come Together.

Joelma disse...

Jonh ficou com inveja.Talvez John fizesse melhor.? Não sei. Mas Maccartney eternizou.