quinta-feira, 22 de agosto de 2019

THE BEATLES – MAXWELL’S SILVER HAMMER - SENSACIONAL!*****


A alegre “Maxwell’s Silver Hammer” é a 3º faixa do álbum Abbey Road, dos Beatles, lançado em 26 de setembro de 1969. Foi composta por Paul McCartney (creditada a Lennon e McCartney) e que fala sobre um maníaco homicida chamado Maxwell que usava um martelo prateado para acabar com suas vítimas, chegou a considerada por seu autor como um potencial single dos Beatles. Mas acabou sendo mais uma faixa do álbum. McCartney escreveu a música em outubro de 1968, tarde demais para entrar no Álbum Branco. Os Beatles também a ensaiaram no Twickenham Film Studios em janeiro de 1969. O filme Let It Be mostra McCartney ensinando a música aos outros Beatles, claramente menos entusiasmados. “Maxwell’s Silver Hammer” foi particularmente ridicularizada por John Lennon, que não tocou nela. Foi gravado ao longo de três dias, enquanto Lennon e Yoko Ono estavam se recuperando de um acidente de carro sofrido na Escócia.
O comentário de Lennon, no entanto, é enganoso e injusto; “Hammer” foi gravada em apenas três sessões, além de um overdub de Moog feito sozinho por Paul alguns dias depois. Além disso, não houveram os caros overdubs de orquestra que aparecem em várias outras músicas do álbum. O desgosto de Lennon com a música era compartilhado por George Harrison, que geralmente não gostava das músicas caprichosas de McCartney, e em uma entrevista à Rolling Stone em 2008, Ringo Starr apoiou a avaliação de Lennon: “A pior sessão de todas foi a de Maxwell Silver Hammer. Foi a pior faixa que já tivemos para gravar. Aquilo durou por semanas”.
As gravações começaram em 9 de julho de 1969. McCartney, Harrison e Ringo gravaram 21 tomadas da faixa básica (embora não houvesse tomadas de 6 a 10), e passaram mais de duas horas gravando guitarras. Em 10 de julho, McCartney adicionou mais piano, George Martin tocou órgão Hammond, Ringo bateu uma bigorna e Harrison gravou uma parte de guitarra, alimentada por um alto-falante de Leslie rotativo. Pul também gravou mais vocais, e George e Ringo se juntaram a ele nos backing vocals. Mais guitarra e vocais foram adicionados em 11 de julho. “Maxwell’s Silver Hammer” foi finalmente concluída em 6 de agosto, quando McCartney gravou seu solo de sintetizador Moog.

‘Maxwell’s Silver Hammer’ foi criada para o álbum The Beatles (álbum branco) em outubro de 1968, porém não foi gravada. Ensaiada em janeiro de 1969 no Twickenham Film Studios, conforme pode ser visto no filme Let It Be, sua gravação teve início no dia 9 de julho de 1969. No dia 14 de agosto foi mixada para estereo e no dia 25 de agosto de 1969 editada para a fita master. Participaram da gravação final: Paul McCartney - vocal principal, vocalização, overdubb de guitarra e piano; George Harrison - vocalização, baixo, guitarra e sintetizador Moog; Ringo Starr - vocalização, bateria e bigorna (o som do martelo prata de Maxwell) e George Martin tocou um órgão Hammond. John Lennon não participou.

6 comentários:

Edu disse...

Há quem ame e quem odeie. Já teve gente aqui que disse que “Hammer” nem deveria ter entrado no álbum. Eu não acho não! Estou do lado dos que amam!

Dani disse...

Eu gosto também

Pedro Marcos disse...

Simplesmente fabulosa. Adoro essa música.

roque22 disse...

Muito boa. Quem se mistura com porcos, fala asneiras.

Sidney Zaghetto disse...

Quem não gosta, tem que tomar cuidado com o Edison Maxwell e seu martelo de prata. "BANG" "BANG" It's dead for sure.

Sidney Zaghetto disse...

Quem odeia essa música tem que ter cuidado com o Maxwell's silver hammer.
Não dê as costas, senão: "BANG" "BANG" - will be dead for sure.