sexta-feira, 16 de agosto de 2019

THE BEATLES - COME TOGETHER - SENSACIONAL!*****


"Come Together" nasceu como uma música de campanha para o guru do LSD Timothy Leary em 1969, quando decidiu concorrer ao governo da California com o então governador e futuro presidente Ronald Reagan. Leary e sua esposa Rosemary, foram convidados a irem a Montreal, por John Lennon e Yoko Ono quando se preparavam para mais um “Bed In” no 19º andar do Queen Elizabeth Hotel. Leary e a esposa chegaram em 1º de junho de 1969 e foram imediatamente convocados para cantarem junto o refrão de “Give Peace A Chance”, gravada no quarto do hotel. Foram recompensados com a inclusão de seus nomes na letra.
No dia seguinte, Lennon perguntou a Leary se havia alguma coisa que pudesse fazer para ajudar na campanha, e a resposta foi um pedido para que escrevesse uma música para ser usada em comerciais e cantada em comícios. O slogan de Leary era "come together, join the party". "Obviamente havia um duplo sentido ali. Era venham, engajem-se não no partido político, mas na celebração da vida", declarou Leary.

John pegou o violão e começou a desenvolver a frase: "Come together right now, Don't come tomorrow, Don’t come alone, Come together right now over me, AU that I can tell you, Is you gotta be free”. Depois de pensar em mais algumas versões seguindo a mesma linha, fez uma fita demo e a entregou a Leary. Leary fez com que a música tocasse em estações de rádio alternati­vas em toda a Califórnia e passou a considerar que a música era dele. No entanto, sem que ele soubesse, Lennon tinha voltado para a Inglater­ra e, em menos de sete semanas, gravou uma versão com os Beatles. Em outubro, "Come Together" foi lançada junto com "Something, de George Harrison.
A campanha para governador da Califórnia teve um fim abrupto em dezembro de 1969, quando Leary foi acusado de porte de maconha e acabou preso. Foi na prisão que ele ouviu Abbey Road pela primeira vez na rádio de rock local, e "ComeTogether” foi uma surpresa total.

"Embora a nova versão fosse uma melhoria em termos de letra e melodia da minha música de campanha, fiquei um pouco bravo que Lennon tives­se me desconsiderado daquele jeito... Quando mandei um pequeno protesto para John, a resposta teve o típico charme e a sagacidade de Lennon, que disse que ele era um alfaiate, e eu era um cliente que pediu um terno e nunca mais voltou. Então ele o vendeu para outra pessoa".

A versão gravada foi muito trabalhada em estúdio, o baixo em esti­lo New Orleans foi adicionado por Paul. Em 1973, "Come Together" foi o tema de uma ação movida contra Lennon pela Big Seven Music Corp. (de propriedade de Morris Levy), que era o editor de "You Can't Catch Me", de Chuck BerryLevy sustentou que soava musicalmente semelhante ao original de Berry e dois versos que falam de "old flat top" foram tirados da mesma música. Foi difícil negar a origem dos versos, mas, nesse novo contexto, eles eram nada mais que um aceno afetuoso a uma música de sua juventude. Lennon negou veementemente qualquer furto musical. O conflito foi resolvido quando Lennon prometeu gravar três músicas da editora de "You Can't Catch Me". Ele cumpriu a promessa quando gravou "Sweet Little Slxteen" e a própria "You Can't Catch Me”, de Berry, para o álbum Rock’N’Roll e “Ya Ya", de Lee Dorsey, em Walls and Bridges.

A gravação dos Beatles teve início em 21 de julho de 1969, e foi concluída em 7 de agosto de 1969. Foi lançada em 6 de outubro de 1969, nos Estados Unidos, como lado B do compacto simples que tinha "Something" de George Harrison como lado A. Com este formato, foi sucesso absoluto também ao redor do mundo. O início desta gravação marca a volta do engenheiro de som Geoff Emerick ao trabalho com os Beatles. Ele havia abandonado o quarteto no dia 16 de julho de 1968 por não suportar o clima pesado que pairava sobre as sessões de gravação na época. É isso aí. Come Together, right now, over me!

Nenhum comentário: