quinta-feira, 8 de agosto de 2019

LOOKING FOR LENNON - O DOCUMENTÁRIO ******


Looking for Lennon é um documentário muito bacana (um dos melhores) já feitos sobre os anos de formação de John Lennon. O filme, produzido em 2017 e que só agora aparece nos canais de streaming, cobre os eventos desde o nascimento de Lennon, até a formação dos Beatles. “Procurando por John Lennon” é sobre John Lennon, o jovem músico, o filho desfavorecido e o namorado complexo. Imagens de Lennon e de todo o período de tempo são usadas em perfeita harmonia com entrevistas de amigos de infância, ex-companheiros de banda e educadores para dar uma perspectiva completa. Lennon era um homem nascido no tempo da guerra, que passou a criar música que inspirou uma geração. Este é um assunto fascinante desde que Lennon passou por alguns eventos trágicos importantes em sua vida que moldaram sua visão do mundo e, finalmente, sua arte. Looking for Lennon é excepcional para qualquer filme, principalmente para um documentário. Mesmo as filmagens de arquivo e as fotografias receberam atenção especial para complementar a estética visual. Todo este alto nível de habilidade não é surpreendente uma vez que o diretor de Looking for Lennon, Roger Appleton também é conhecido por Get Back, um longa documentário sobre o catálogo de mais de 1.000 bandas que se originaram da cena musical de Liverpool, que, claro, incluiu os Beatles.
Até mesmo o mais ávido fã de John Lennon e seu trabalho tiram algo novo desse filme. Detalhes sobre a formação dos Quarrymen, a banda de skiffle de Lennon que precedeu os Beatles. Os Quarrymen datam de 1956, quando Lennon era apenas um adolescente de 16 anos. Foi interessante ouvir relatos em primeira mão desses ex-companheiros de banda e ver alguns dos instrumentos caseiros que eles usaram, como um baixo que consistia em uma caixa de madeira, um cabo de vassoura e uma corda. A história dos Beatles deve ser um dos períodos mais minuciosamente explorados da cultura pop que já existiu. O número de livros e documentários é quase imensurável. Portanto, é bastante surpreendente que Looking for Lennon consiga fornecer uma visão relativamente nova, cobrindo a infância de John, sua vida doméstica e escolar. A parte inicial do filme lida com a vida em tempo de guerra e no pós-guerra de Liverpool. É composta principalmente de imagens do período intercaladas com algumas fotos muito antigas de John e seus pais. Uma boa parte do filme é entregue entre o historiador dos Beatles David Bedford e o poeta / autor Professor Paul Farley, e essa parte do filme fica um pouco mais tênue porque ela desviou de fatos e relatos de primeira mão e entrou na terra da especulação. À medida que os dois ficam do lado de fora da casa de infância de Lennon, eles falam sobre o que John poderia ter feito e o que ele poderia ter lido quando criança. O documentário pisa em terreno mais firme quando se fala de amigos da velha escola, que falam com naturalidade sobre o jovem Lennon. A parte das entrevistas também é um dos pontos altos. Facilmente percebe-se que ninguém está tentando lucrar com sua associação com Lennon ou tentando exagerar sua conexão com ele. Todos os vários entrevistados são habilmente organizados pelo diretor Roger Appleton para manter as coisas no caminho certo. Por mais interessante que essa parte inicial da vida de Lennon seja, é o momento em que ele se interessa por música, onde finalmente se tem a sensação de um momento na história.
A história contada por um velho amigo da escola, de como quando ele ouviu Long Tall Sally pela primeira vez, é ótima, e você finalmente vê o começo dele se tornando um músico. Isso então se desenvolve na formação do primeiro grupo e de John ser o homem de frente. É uma história que se torna mais e mais cativante à medida que se desenvolve em sua adolescência e sua descoberta do rock'n'roll e o desenvolvimento dos Quarrymen, a entrada de Paul McCartney e seus anos na faculdade de artes e, finalmente, os Beatles. O que é surpreendente é a falta de música dos Beatles no filme, o que eu acho que é para o seu benefício, uma vez que impede qualquer tentativa de encaixar o significado entre as músicas e os eventos de sua vida, o que teria parecido brega na melhor das hipóteses. Desenterrar uma parte até agora não contada da história dos Beatles não é tarefa fácil, mas Roger Appleton conseguiu isto com maestria. Imperdível!
Aqui, a gente confere o trailer e quem quiser, pode assistir o filme completo, legendado em português AQUI.

2 comentários:

Dani disse...

Esse doc deve ser muito bom!

Joelma disse...

Que legal. Tantas críticas positivas. Vamos ver. Era um doc desses que a gente estava precisando.