segunda-feira, 26 de agosto de 2019

ETHAN RUSSEL - O FOTÓGRAFO DAS GRANDES ESTRELAS DO ROCK


O fotógrafo americano Ethan Russell está com 74 anos. Há 50 anos, em 1969, quando fotografou os Beatles juntos pela última vez, tinha apenas 24. Ele o único fotógrafo do rock que produziu capas dos Beatles, Rolling Stones e The Who.


Ethan Russell é um renomado fotógrafo e diretor de filmes. Também é um premiado designer e autor de dois livros, “Dear Mr. Fantasy” em 1985 e “Let It Bleed: The Rolling Stones 1969 EUA Tour” em 2007. Nascido em Nova York e criado em San Francisco, Russell formou-se na Universidade da Califórnia em inglês e artes. Se interessou pela fotografia, mas não trabalhou profissionalmente até 1968, quando foi para a Inglaterra.
Russell, um californiano esguio e desalinhado, recém-saído da faculdade, estava morando em um apartamento típicamente londrino, com cartazes psicodélicos na parede, botas jogadas em um canto, e uma câmera Nikon sobre a mesa. Ele havia se mudado para Londres com aspirações de se tornar escritor, mas estava trabalhando como fotógrafo em uma casa para crianças autistas por meio período.

Ele foi apresentado a Mick Jagger naquele ano, e de 1968 a 1972, foi o principal fotógrafo dos Rolling Stones. Uma de suas primeiras sessões mostrava Brian Jones em sua casa, Cotchford Farm, em East Sussex, anteriormente propriedade de A.A. Milne, criador do Ursinho Pooh. Imagens de Russell mostram Jones, envolto em torno de uma estátua de Christopher Robin como se tentasse estrangulá-lo, mostram a natureza perturbada do condenado guitarrista, que foi encontrado morto na piscina seis meses depois.
Russell pegou os Rolling Stones em um momento histórico. Depois das fotos tiradas de Brian Jones, ele fotografou o show dos Stones no Hyde Park, que serviu como memorial de Jones. Uma foto que ele tirou foi usada na capa do álbum de 1969, Through the Past, Darkly (Big Hits Vol. 2), que foi dedicado a Brian Jones.
Depois de já ter feito várias sessões com John Lennon e Yoko Ono, Ethan Russell conheceu os Beatles no início de janeiro de 1968. Seu trabalho para os Rolling Stones no Rock and Roll Circus atraíram o interesse de Neil Aspinall, que convidou Russell para o Twickenham Studios, onde o grupo estava produzindo “Let It Be”. Suas fotografias foram parar na capa do álbum e em todo o material de divulgação.
Ethan Russell era um dos três fotógrafos durante a última sessão de fotos dos Beatles juntos, em 22 de agosto de 1969. As locações foram em Tittenhurst Park, propriedade de John Lennon e Yoko Ono, e mais tarde de Ringo Starr. Outros fotógrafos eram Monte Fresco, do Daily Mirror, e Mal Evans.
Trabalhando com o The Who, Russell fez a capa do Who's Next em 1971 e a fotografia do livro que acompanhou “Quadrophenia” em 1973. No entanto, Russell não fotografou a capa do álbum que foi feita pelo fotógrafo Graham Hughes. Uma das fotos de Russell foi usada na capa da compilação de 1988, Who's Better, Who's Best.
Para Pete Townshend, do The Who, as fotos de Russell podiam ir direto para a National Gallery. "Ethan é o olho civilizado para uma forma de arte não-civilizada: o rock-n-roll", resumiu o músico.
Sua lista de trabalhos com outros artistas também inclui Jerry Lee Lewis, Phil Everly, Jim Morrison, Janis Joplin, The Moody Blues, Cream, Traffic, Elkie Brooks, Eric Clapton, Linda Ronstadt, John Hiatt, Rickie Lee Jones, Audioslave, Spooky Tooth e Rosanne Cash.
Em 1978, Russell mudou seu foco para a direção de cinema e vídeos, tornando-se um dos pioneiros na produção de vídeos de música, mas deixando um acervo de centenas de fotos em grande parte inéditas por quase 30 anos. Ele produziu e dirigiu filmes com Leon Redbone, Rickie Lee Jones, Emmylou Harris, Joni Mitchell, Paul Simon, kd lang, Rosanne Cash, Hank Williams, Jr. e Randy Travis e John Lennon e Yoko Ono. Na década de 1990, tornou-se ativo no campo da mídia interativa, servindo como diretor de criação de uma empresa especializada na entrega de desktops de vídeos interativos. Hoje ele continua a trabalhar em todos os aspectos da sua carreira, incluindo a fotografia, a escrita cinematográfica e de produção. Ele vive em Marin, na Califórnia com sua esposa, o enteado e filho. De todas as fotos tiradas dos ícones do rock ao longo dos anos, no entanto, apenas uma enfeita sua casa na Califórnia. É a de John Lennon, agachado e concentrado, ouvindo uma gravação.

Confira AQUI, grande parte do trabalho de Ethan Russel, o fotógrafo dos popstars.

Um comentário:

roque22 disse...

Muito boa matéria.