sexta-feira, 30 de agosto de 2019

GEORGE HARRISON - THE RADHA KRISHNA TEMPLE – O SUCESSO DO MANTRA HARE KRISHNA


Até aquela data, poucos no mundo ocidental já tinham ouvido falar dos ‘Hare Krishnas’, quanto mais do “Mantra Hare Krishna”, o ‘Maha Mantra’. Há 50 anos, no dia 29 de agosto de 1969, o compacto trazendo as ‘músicas’, na verdade cânticos, “Hare Krishna Mantra” / “Prayer To The Spiritual Masters”, dos membros do Radha Krishna Temple, produzido por George Harrison, foi lançado no Reino Unido pela Apple Records.
“The Radha Krishna Temple” era um grupo de devotos Hare Krishna do final dos anos 1960 e início dos anos 70, tocando música devocional indiana, focada no Deus Hindu, Krishna. A banda em suas gravações consistia em George Harrison no harmônio, violão, guitarra e baixo; Tamal Krishna Goswami na flauta; Harivilas, Yamuna, Jivananda, Lilavati e Yogesvara nos vocais principais; e reuniu devotos de Hare Krishna nos vocais de apoio.
Graças a George, o sucesso do primeiro single, ajudou a popularizar o movimento Hare Krishna no ocidente, e inspirou Harrison a ser mais abertamente religioso em seu álbum triplo All Things Must Pass (1970). O "Hare Krishna Mantra" alcançou o número 12 na parada de singles do Reino Unido e foi um sucesso comercial em todo o mundo. Os devotos tocaram duas vezes a música no Top of the Pops da BBC-TV. A edição de 11 de outubro do New Musical Express anunciou que o Templo Radha Krishna realizaria onze shows no Holborn Conway Hall entre 15 de outubro e 22 de dezembro e logo, os devotos do templo passaram a fazer concertos por toda a Europa para atender à demanda pública.
Depois do sucesso do single com o Mantra Hare Krishna, os planos para um novo single começaram no início de 1970. Outro canto tradicional, “Govinda”, foi escolhido. George Harrison produziu a sessão e também tocou violão. Klaus Voormann tocava baixo, enquanto Alan White foi o baterista. Os membros do templo contribuíram com vocais, sinos, órgão e flauta, enquanto músicos da Orquestra Filarmônica de Londres foram trazidos para tocar harpa, sinos tubulares e cordas. “Govinda” foi lançada como single no Reino Unido em 6 de março de 1970 e em 24 de março nos Estados Unidos, com “Govinda Jai ​​Jai” no lado B. "Govinda", é uma adaptação musical do que é considerado o primeiro poema do mundo, que consiste em orações, chamado de Govindam. “Govinda” fez ainda mais sucesso que o single anterior.
Então, em maio de 1971, era hora de lançar um álbum. The Radha Krihsna Temple também produzido por George e lançado pela Apple, o disco reúne os dois singles de sucesso – o "Mantra Hare Krishna" e "Govinda" - com outros mantras e orações em sânscrito que os devotos gravaram com Harrison a partir de julho de 1969. As gravações refletiram o compromisso de Harrison com os ensinamentos do líder do movimento, A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada, fundador e Acharya (líder) da Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna (ISKCON). O álbum seguiu o sucesso mundial do single "My Sweet Lord" de Harrison, que popularizou ainda mais o Maha Mantra, e associou o movimento Hare Krishna, através da incorporação dessa música, do mantra e outros versos sânscritos. Apesar disso, o álbum The Radha Krishna falhou nas paradas na Grã-Bretanha e na América, emitido no momento em que a promoção de artistas pela Apple havia se deteriorado após os cortes de Allen Klein na empresa ao longo de 1970.
Prabhupada estabeleceu o primeiro Templo de Radha Krishna em Nova York em 1966, seguido por uma filial no distrito de Haight-Ashbury em São Francisco. Em 1968, ele enviou devotos de São Francisco para Londres. George Harrison conheceu Prabhupada em setembro de 1969, na propriedade de Lennon Tittenhurst Park.
A versão da adoração a Krishna que Swami Prabhupada introduziu ao Ocidente foi a raiz das crenças espirituais de George Harrison para o resto de sua vida. Não que tenha se sentido limitado pelos ensinamentos de Prabhupada ou que eles diminuíram seu interesse por outras correntes do hinduísmo ou misticismo. Ele continuou um explo­rador espiritual, disposto a considerar e experimentar outras ideias. De fato, o movimento Consciência de Krishna e a adoração de Krishna em geral são apenas um segmento do complexo e sempre en­volvente sistema que veio a ser conhecido como Hinduísmo.
Harrison certa vez perguntou a Prabhupada se ele também deveria raspar a cabeça e se tornar formalmente um devoto, ao qual o Acharya respondeu que ele poderia fazer mais por Krishna através de sua música. Quando Prabhupada ouviu pela primeira vez a versão de Harrison das orações de Govindam, no single "Govinda", ficou comovido e pediu que a música fosse tocada a cada manhã durante a saudação diária das divindades, ou Darshan Arati. Essa prática continua hoje, em todos os centros da ISKCON em todo o mundo.
Aqui, a gente confere a versão original do single da Aplle do “Maha Mantra” / “Prayer To The Spiritual Masters” e logo abaixo, “Govinda”, sem enfeites ou firulas.
Clique AQUI e tenha uma boa surpresa. Hare Krishna!

Nenhum comentário: