terça-feira, 10 de setembro de 2019

THE BEATLES - BECAUSE - SENSACIONAL!!! *******************************


Abbey Road realmente é um disco fantástico. Preparando todas essas "novas" postagens e ouvindo música por música novamente e ainda com mais atenção, fico me lembrando da primeira vez que ouvi o álbum inteiro e depois de tamanha belezura como "Here Comes The Sun", fiquei imaginando "o que poderia vir em seguida?". Simples, "Because".
"Because" foi composta por John Lennon, e lançada no álbum Abbey Road em 26 de setembro de 1969. É a segunda música do lado 2, atrás de "Here Comes The Sun" e antes de "You Never Give Me Your Money", de Paul. Como sempre, creditada a Lennon e McCartney, a gravação começou no dia 1 de agosto e foi concluída no dia 5. Foi produzida por George Martin e teve como engenheiros Geoff Emerick e Phil McDonald. John Lennon canta o vocal principal e toca guitarra; Paul McCartney canta e toca baixo; George Harrison canta e toca o sintetizador Moog. Ringo Starr estava presente durante as gravações, mas a sua participação, que se limitou a fazer a marcação do andamento, não foi registrada. George Martin participou tocando um modelo de espineta (espécie de cravo).
"Because" foi a última música a ser gravada para o Abbey Road. John Lennon, Paul McCartney e George Harrison cantam em coro harmônico, tal como fizeram em "Yes It Is" e "This Boy" tantos anos antes. Para o resultado final, as vozes foram três vezes sobrepostas (overdub), criando um incrível efeito de nove vozes.

Yoko Ono era uma pianista de formação clássica cujos interesses haviam se voltado para a vanguarda. Um dia em 1969, no entanto, ela estava tocando a sonata para piano n° 14, opus 27, de Beethoven, conhecida como "Sonata ao Luar". Ao ouvi-la, Lennon teve uma ideia: pediu para Yoko tocar os acordes invertidos, do fim para o começo. inspirou-se na harmonia resultante e compôs "Because".
A semelhança entre a abertura da “Sonata ao Luar” e “Because” é impressionante, mas um ouvido mais treinado percebe que se trata de uma cópia direta, não da inversão das notas como John sugeriu. O musicólogo Wilfrid Mellers, autor de Twilight Of The Gods:The Music of the Beatles, qualifica como “inconfundível” a semelhança das mudanças harmônicas nos temas de Lennon e Beethoven. A ideia de um Beatle tomar algo emprestado de Beethoven era leve­mente irônica porque o senso comum da época dizia que o rock era a antítese da música clássica e que ninguém poderia apreciar os dois gêneros genuinamente. É provável que o fato de os Beatles terem gravado "Roll Over Beethoven”, de Chuck Berry, um conselho irreve­rente para que os compositores clássicos abrissem caminho para o rock’n’roll, também não tenha ajudado. Uma das primeiras perguntas que sempre faziam aos Beatles nos EUA era “o que vocês acham de Beethoven?”. A resposta vinha de Ringo: “Eu adoro. Especialmente os poemas”. Mas foi John, em espe­cial, que passou a considerar Beethoven o compositor supremo, com quem tinha afinidade. Em 1969, ele não estava mais tentando se equi­parar a Elvis ou aos Rolling Stones, mas a Picasso, Van Gogh, Dylan Thomas e Beethoven.
A letra, mais uma vez, é curta, mas é poesia pura: Because the world is round, it turns me on. Because the wind is high, it blows my mind. Love is old, love is new. Love is all, love is you. Because the sky is blue, it makes me cry”. Paul e George disseram que era sua faixa preferida do disco. John foi mais pragmático: “A letra fala por si mesma; é clara, sem bobagens, imagens ou referências obscuras”. Além de Abbey Road, "Because" aparece também no “Anthology 3” (1996) e em “Love” (2006). E para encerrar com chave de ouro, a gente confere um pequeno trecho do excelente livro "Minha Vida Gravando os Beatles" de Geoff Emmerick sobre o dia da gravação de "Because".
"Os três Beatles (John, Paul e George) cantaram “Because” várias e várias vezes naquela tarde; eles provavelmente a repassaram vinte ou trinta vezes. A afinação não era o problema — eles raramente cantavam fora do tom, e eram bons em lembrar as suas partes —, mas não foi fácil conseguir o fraseado preciso, iniciando e terminando cada palavra exatamente ao mesmo tempo. Até mesmo John estava extraordinariamente paciente naquele dia, embora ele tenha repreendido Paul uma ou duas vezes. Mas John continuou, assim como George Harrison, que, para minha surpresa, nunca soltou uma palavra de queixa. Eles sabiam que estavam fazen­do algo especial e estavam determinados a acertar. Não houve palhaçadas naquele dia, nem brincadeiras; todos estavam muito sérios, muito concentra­dos. O objetivo era cantar cada trecho do início ao fim — era quase uma questão de orgulho —, mas todo mundo estava começando a ficar tão cansado que acabamos tendo de fazer umas poucas inserções. Na verdade, nós não poderíamos fazer muitas, mesmo que quiséssemos porque a respiração entre as frases tornaria qualquer inserção aparente. Naquele dia eu vi os quatro Beatles em seu melhor momento: havia 100% de concentração em todos eles e até mesmo Ringo, sentado calmamente com os olhos fechados, quieto, incentivando silenciosamente seus colegas de banda para que alcançassem seu melhor desempenho — todos trabalhando em conjunto para realizar aquele vocal perfeito, encaixado. Foi um exemplo gritante do tipo de trabalho em equipe que estava tão em falta durante anos. É tentador imaginar o que os Beatles poderiam ter conseguido se pudessem ter capturado e mantido esse espírito nem que fosse apenas por um pouco mais de tempo".

Muito legal, né? É isso aí. A próxima é "You Never Give Me Your Money", de Paul McCartney. Fique de olho e deixe seus comentários. Valeu!

5 comentários:

Pedro Marcos disse...

John compôs inúmeras músicas de grande sucesso como todos sabemos, mas se por acaso ele tivesse feito apenas esta,já ia valer sua inscrição no roll da fama.

Alessandro disse...

Edu, é impressionante como tentam mudar ou a apagar a história. É por isso que Let it Be o filme não é editado de novo e Because agora só aparece com a vocalização sem os acordes de bethoven. O que vc acha?

Edu disse...

Também acho Pedro Marcos! Valeu.
Alessandro, acho que pode até ter razão sobre Let It Be e acho que “Because” é ainda muito mais bonita que a música de Beethoven. Não acho que tentaram “apagar” nada.

Sergio Panzarolli disse...

Além dos Beatles, outro que também "tomou emprestado" Beethoven, para não dizer em português claro, CHUPOU mesmo, foi o tal "rei" Roberto Carlos na introdução de "Cavalgada"... coisa mais linda, devia aparecer aqui.

Edu disse...

Já apareceu!