sexta-feira, 6 de setembro de 2019

THE BEATLES - HERE COMES THE SUN - SENSACIONAL!!! ***********

Os Beatles falam, ou prestam suas homenagens ao Sol em várias de suas músicas. Vamos tentar lembrar de todas? Vamos: “I'll Follow the Sun”; “Any Time At All” (If the sun has faded away...); “Rain” (When the sun shines, they slip into the shade…); “The Word” (It's so fine, it's sunshine…); “Good Day Sunshine” (I need to laugh, and when the sun is out...); Lucy In The Sky With Diamonds (Look for the girl with the sun in her eyes and she's gone …); “It's All Too Much” (Sail me on a silver sun...); “I Am The Walrus” (Sitting in an english garden waiting for the sun…); “Dear Prudence” (The sun is up, the skies are blue…); Julia (Her hair of floating sky is shimmering, glimmering, In the sun…); “Mother Nature's Son” (Swaying daisies sing a lazy song beneath the sun…); “Yellow Submarine” (So we sailed on to the sun…); “Across The Universe” (Limitless undying love which shines around me like a million suns…); “Two Of Us” (Standing solo, in the sun…) e “I've Got a Feeling” (Everybody saw the sunshine…). Ufa! ... Acho que são essas, sem contar com essas duas em que, especialmente, o Astro Rei brilha de forma ainda mais radiante: “Sun King” e a ilumidada “Here Comes The Sun”, que a gente confere agora.
O lado 2 do derradeiro álbum gravado pelos Beatles, não poderia começar de forma mais brilhante: para isso, uma belezura de nome "Here Comes the Sun", foi a preferida. Era a segunda música de George Harrison no álbum. Também o segundo maior sucesso de Harrison com os Beatles (o primeiro é "Something" do lado 1 do mesmo disco).
A música que dá boas vindas ao Sol, depois de severas temporadas de frio intenso, foi escrita na casa de campo de Eric Clapton, onde Harrison havia decidido passar o dia, para evitar participar de uma reunião na Apple com os outros Beatles, advogados e contadores. A letra reflete seu alívio com a chegada da primavera e a pequena pausa temporária que ele estava experimentando nos negócios da banda. Segundo Clapton, a casa era em Ewhurst, Surrey, conhecida como Hurtwood Edge e o mês era abril, que em 1969, teve os dias mais ensolarados dos últimos anos.
Os Beatles gravaram "Here Comes the Sun" no estúdio da EMI, em Londres, no verão de 1969. Liderada pelo violão de Harrison, a gravação também apresenta o sintetizador Moog, que ele havia introduzido no som dos Beatles após adquirir um modelo antigo do instrumento. Refletindo a influência contínua da música clássica indiana na composição de Harrison, a composição inclui uma série de mudanças incomuns no tempo. A gravação teve início em 7 de julho de 1969 e foi concluída em 19 de agosto. Em sua segunda contribuição para o futuro (bem próximo) “Abbey Road”, George assumiu os solos vocais e a maior parte da instrumentação - com a óbvia exceção da orquestra gravada em cima da faixa básica, do baixo e da bateria. A música, gravada em 15 tomadas com acréscimos, começa no canal esquerdo com o violão e o sintetizador, que flutuam para o canal direito quando George entra com o vocal. Essa gravação tem um dedilhado de guitarra semelhante ao de "Badge", composta por George e Eric Clapton e gravada pelo Cream, também composta na casa de Clapton. Outra característica é a crescente sincopação nas partes vocais.
"Here Comes the Sun" dura exatos 3’05". George Harrison canta, toca o violão dedilhado, guitarra, o sintetizador moog, e bate palmas. Paul McCartney faz o coro, toca baixo, e bate palmas. Ringo Starr toca bateria e bate palmas. Por estar se recuperando de um acidente de carro, John Lennon não participou da gravação. Há também a participação da orquestra - quatro violas, quatro violoncelos, um baixo, dois pícolos, duas flautas alto e duas clarinetas. "Here Comes the Sun" foi produzida por George Martin que teve como engenheiros Phil McDonald e Geoff Emerick.
A recepção de "Here Comes the Sun" pela crítica não poderia ter sido melhor. Os elogios foram unânimes. A música era "um despertar, uma exaltação do amanhecer e a abertura de uma coleção de músicas que representavam o lado solar do LP, impregnado de calor suave, com motivos, pontes, repetições, surpresas, com todas as músicas entrelaçadas umas nas outras". Juntamente com "Something", sua outra contribuição para Abbey Road, George Harrison ganhou finalmente o reconhecimento como compositor que anteriormente era somente reservado a John Lennon e Paul McCartney. A Rolling Stone em 2002, comparou "Here Comes the Sun" com "Let It Be", de McCartney, e "Imagine", de Lennon, e disse que a música era um gracioso hino da esperança de Harrison em meio a realidades tão difíceis. "Here Comes the Sun" apareceu no número 28 da lista da Rolling Stone das “500 Melhores Músicas de Todos os Tempos”. Lamentando por ter subestimado George Harrison como compositor, George Martin descreveu "Here Comes the Sun" como uma das melhores músicas já escritas. Nomes como Joe Brown, Peter Tosh, Richie Havens, George Benson, Steve Harley, Nina Simone Sherryl Crow e até brazucas como Lulu Santos, estão entre as dezenas de artistas que já gravaram "Here Comes the Sun".

No Japão, "Here Comes the Sun" foi lançada em um single em 1970, como o lado B da faixa de McCartney em Abbey Road "Oh! Darling". Enquanto os Beatles nunca lançaram a faixa como um single na Grã-Bretanha, novas regras implementadas no UK Singles Chart em 2007 permitiram que qualquer música entre nas paradas com base nas vendas de downloads. Isso permitiu que várias músicas gravadas pelos Beatles fossem listadas nas paradas quando o catálogo posterior do grupo ficou disponível para download no iTunes em 2010, incluindo "Here Comes the Sun", que chegou ao número 58 em 27 de novembro daquele ano. A música também alcançou o número 14 na parada da Billboard.
Uma curiosidade: o saudoso astrônomo, cientista, pesquisador e divulgador da ciência Carl Sagan, queria que "Here Comes the Sun" fosse incluída no disco de ouro da “Voyager”, cujas cópias seriam anexadas em ambas as sondas do programa Voyager para fornecer qualquer identidade para quem as recuperasse, como uma amostra representativa do que era a civilização humana. Apesar de todos gostarem da ideia, a EMI se recusou a liberar os direitos e quando as sondas foram lançadas em 1977, a canção não foi incluída. Outra: Em 2016, do alto de sua arrogância, a “família Trump” usou "Here Comes the Sun" como a música de entrada de Ivanka Trump na Convenção Nacional Republicana. A Família Harrison protestou, dizendo que a música e a memória de George Harrison estavam sendo violadas para apoiar a campanha presidencial de Donald Trump. Isso não foi longe e logo essa história foi esquecida. "Here Comes the Sun" com os Beatles, aparece somente em “Abbey Road” e “Love”, lançado em novembro de 2006 com “Sun” e “The Inner Light” em um amálgama maravilhoso e que a gente confere logo aí abaixo da original. Valeu! 

5 comentários:

Dani disse...

Troquei o alarme do meu despertador do celular por essa música. Acordo todos os dias ouvindo essa obra-prima. A melhor maneira de despertar e encarar o dia :)

Dani disse...

Ah! Essa capa do Baú está show!!

Edu disse...

Obrigadão, Dani!

ELISA / MIGUEL disse...

Abbey Road é maravilhoso! Here Comes The Sun é maravilhosa e o Baú do Edu é maravilhoso! Belas imagens Edu, belos textos. Está de parabéns...há muito tempo!

Edu disse...

Uau, valeu. Volte(m) mais vezes que ainda vem muito mais por aí