domingo, 22 de setembro de 2019

THE BEATLES - GOLDEN SLUMBERS***********************


“Certa vez, houve um jeito de voltar para casa. Durma, querida, não chore e eu lhe cantarei uma canção de ninar. Sonhos dourados tomem conta dos seus olhos. Sorrisos lhe acordem quando levantar. Durma, querida, não chore. E eu lhe cantarei uma canção de ninar”. Isso é muito bonito. Na verdade, é de arrepiar! Ainda mais com o acompanhamento do piano e a voz quase melancólica de Paul McCartney. É uma canção de ninar doce, com com uma melodia maravilhosa e fantástica que só poderia ter sido criada por ele.
É sempre bom lembrar, que as músicas do "medley" não foram gravadas na ordem que aparecem dispostas no disco. Ok? "Golden Slumbers" é a sexta parte do longo medley que aparece no lado B do último disco gravado pelo grupo. É seguida por "Carry That Weight" (as duas músicas foram gravadas juntas, como uma única peça) que emenda com o clímax de “The End”. Dura exatos 1’31”. Os arranjos de cordas e metais foram esculpidos pelo produtor George Martin com os engenheiros Geoff Emerick e Phil McDonald. Da gravação original, participaram: Paul McCartney - vocal principal e piano; George Harrison - baixo e Ringo Starr - bateria e percussão. John Lennon não participou porque, nos dias da gravação estava em convalescença do acidente de carro na Escócia. A parte orquestral é composta por 12 violinos, 4 violas, 3 trompetes, um trombone, um trombone baixo e 4 cornetas.
"Golden Slumbers" foi gravada nos dias 2, 3, 30, 31 de julho e 15 agosto. No dia 2 de julho, os três Beatles gravaram 15 tomadas das músicas (‘Slumbers’ e ‘Weight’). Os melhores foram o 13 e o 15, que foram editados juntos no dia seguinte. Nos dias 30 e 31 de julho, Paul McCartney gravou seus vocais principais, e o arranjo orquestral foi adicionado em 15 de agosto. Outros overdubs foram adicionados em “Carry That Weight” em outros dias, mas a parte de “Golden Slumbers” foi uma gravação relativamente direta.
A música criada por Paul McCartney foi baseada no poema "Cradle Song", do dramaturgo inglês Thomas Dekker*. McCartney viu partituras do poema musicado, na casa de seu pai em Heswall (uma cidade no Wirral, no condado de Merseyside, Inglaterra). Jim McCartney se mudara para lá graças à ajuda financeira de Paul, deixando a velha casa da família, do governo, em Forthlin Road. Ele tinha se casado com Angie (Angela Lucia Williams), 28 anos mais nova que ele e mãe de uma filha, Ruth, que aprendia piano e havia deixado as partituras sobre o instrumento.
Naquele tempo, ainda sem saber ler música, McCartney criou sua própria melodia. Usou a primeira estrofe do poema original, com pequenas alterações de palavras, adicionando a ela uma única linha lírica repetida com uma pequena variação. McCartney inicia a música em um tom suave apropriado para uma canção de ninar, com piano, baixo e acompanhamento de seção de cordas. Os tambores entram na parte "Golden slumbers fill your eyes", quando Paul torna a mudar a voz, dessa vez para um tom bem mais forte, grave, quase dramático.
Há poucas palavras, poucos versos em "Golden Slumbers". Alguns são de Paul - “Once there was a way to get back homeward” -, mas os seguintes são tirados quase palavra por palavra da velha canção de ninar do poema de Dekker de 1603. Não existe nenhum crédito em Abbey Roadpelos versos de Decker. E, talvez, não devesse existir mesmo. Completados quase 50 anos do lançamento da música, ninguém apareceu para reclamar por parte de um autor que morreu há mais de quatro séculos. "Golden Slumbers" só aparece em Abbey Road.
Para qualquer fã dos Beatles ou de Paul McCartney, é muito fácil identificar várias possíveis referências da criação de "Golden Slumbers" com a própria infância de Paul, em um tempo que tinha uma mãe que o beijava (assim como ao irmão Mike) e lhes desejava que tivessem lindos sonhos."Sonhem com os anjinhos". A mãe de Paul e Mike - Mary Mohin McCartneymorreu quando os garotos tinham 14 e 12 anos, no dia 31 de outubro de 1956. Valeu, "Golden slumbers fill your eyes, smiles awake you when you rise. Sleep pretty darling, do not cry... and I will sing a lullaby.


E aqui, como nas três últimas postagens, a gente confere (de novo!)o medley:
*Thomas Decker era poeta e dramaturgo. Nasceu em Londres em 1572 e morreu em Clerkenwell em 25 de agosto de 1632, e foi contemporâneo de William Shakespeare. A primeira notícia sobre o escritor data de 1598, quando apareceu no Jornal de Philip Henslowe; na tal data se achava a serviço da companhia teatral do Lord Almirante, para a qual escreveu dez dramas e colaborou em trinta entre 1598 e 1602. Apesar de sua abundante produção cênica, viveu uma existência precária e esteve na prisão por dívidas entre 1613 e 1618.

10 comentários:

BARTOLOMEU disse...

Quer dizer, praticamente a maioria das músicas do lado 2 foram chupadas? Here comes the sun de James Taylor, Because de Bethoven e agora essa? Aí não é mole não!

Edu disse...

É não, não é mole não! Olhe “amigo”: isso quem está dizendo é você. Em nenhum momento O Baú do Edu disse nada que fosse sequer próximo a isso. Existe muita diferença entre uma “referência” ou mesmo uma “homenagem” ou até mesmo de uma “citação”, para uma “chupada”. É bom saber que tem alguém lendo... valeu!

Ivan Silva disse...

Parabéns pelas informações que você nos traz, um trabalho com certeza sem igual! Agradeço de Coração! Tudo de bom!

Edu disse...

Obrigado, Ivan. Apareça mais vezes! Valeu.

BARTOLOMEU disse...

Isso sem contar Come together que lennon chupou de ChuCK Berry!

Haroldo Clarim disse...

Que pena que estamos chegando ao final do disco talvez essa seja uma obra prima depois de revolver e sargent peppers !!! Valeu Edu

Edu disse...

Obrigado, Haroldo. Fique de olho que ainda vem muito mais coisa boa por aí. Valeu.

Enzo disse...

Lennon pegou a música do Chuck Berry e transformou num rockao de primeira linha, tal como o Paul que deu um valor contemporâneo a obra do poeta citado...

Dani disse...

Como já disse aqui, sempre me emociono ao ouvir, Because, Golden Slumbers, Carry the Weight e The End. Estava ouvindo o álbum no ônibus com o Spotify e tive que fechar os olhos para segurar as lágrimas...❤️❤️❤️❤️❤️

roque22 disse...

Golden Slumbers também me emociona muito...e quando entra Carry the Weight...Realmente o melhor momento do Medley (em minha opinião)