segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Nº 9.000 - THE BEATLES - I WANT YOU (She's So Heavy)


"Eu te quero, eu te quero tanto". Só para que se conste nos autos dos processos: esta é a postagem Nº 9.000 do Baú do Edu nesses 11 anos completados no último 24 de agosto. Vamos lá, Here We Go again, como diria o profeta Lennon.
A letra de "I Want You", que consiste apenas na repetição do título e na informação de que o desejo está enlouquecendo o cantor, chegou a ser citada no programa de atualidades da BBCTV 24 Hours como um exemplo das maiores banalidades da música pop. John Lennon se enfureceu!
Ele estava convencido de que a simplicidade dos versos, a tornava superior a "Eleanor Rigby" e "I Am The Walrus". Para ele, não se tratava de uma involução para o pop monossilábico e descuidado, era apenas economia de linguagem. "I Want You" foi escrita como uma canção de amor para Yoko Ono. Lennon admitiu a influência que ela teve em seu novo estilo de compor e disse que pretendia um dia escrever a canção perfeita: com apenas uma palavra! Um poema de Yoko de 1964 consistia apenas na palavra "water".
"I Want You (She's So Heavy)" é uma das gravações de estúdio mais complexas que os Beatles realizaram. Começou a ser gravada em fevereiro de 1969, no Trident Studios, mas só foi concluída em agosto, em Abbey Road, depois de uma infinidade de edições e vários overdubs. Esta música é um excelente exemplo do apetite insaciável do grupo para usar as últimas novidades técnicas de gravação em uma constante busca por novos sons no mundo de gravação e da tecnologia.
Lennon parecia decidido a combinar alguns dos sons mais pesados da época, como Jimi Hendrix e Cream, usando um riff de blues encharcado com espessas camadas de guitarra, efeitos de sintetizador Moog e uma minimalista melodia vocal. Depois de 35 tomadas da faixa básica, uma edição foi feita das três melhores partes, que apresentam uma série de mudanças de tempo, balançando alternadamente a partir de um riff denso mais lento para um lounge quase jazz. Lennon imita sua própria melodia vocal, dobrando as notas de sua guitarra. As mudanças na intensidade da voz de Lennon, vão desde um sussurro dolorido para gritos rudes da alma, repetindo seguidamente os versos simples "Eu te quero / Eu te quero tanto / Eu te quero / Eu te quero tanto / isso me deixa louco / isso me deixa louco..." até chegar em "She's So Heavy..." que ele também repete até chegar ao drástico final". E CORTA!
O tecladista Billy Preston adicionou as texturas apropriadas através das várias mudanças, a partir de um descontraído tom de notas de órgãos nas seções jazzy mais leves, para uma arrogância musical durante os momentos mais pesados da música. Os Beatles, apresentam uma fluidez impressionante, especialmente Paul McCartney, mostrando evoluções consideráveis na linha do seu baixo, pulsando em um fluxo constante de notas através dessas várias mudanças.
Os últimos três minutos são consumidos por um redemoinho das guitarras e overdubs em muitas camadas usando recursos de rastreamento de estúdio recém-expandidas. Lennon também construiu um redemoinho monstruoso de som denso usando um dos primeiros sintetizadores Moog combinado com um gerador de ruído branco. Com as guitarras agitadas a martelar, a parede de ruído branco, eventualmente, começa a engolir o resto da música antes que a faixa seja encerrada de forma dramática, deixando um silêncio ensurdecedor.
No passado, sobre o final cortado, Lennon dizia que a fita tinha corrido simplesmente para fora, criando esse final único, mas desde então essa versão tem sido refutada por um dos engenheiros da sessão, Alan Parsons no livro detalhado de Mark Lewisohn "The Beatles Recording Sessions: The Official Abbey Road Estúdio Session Notes", recordando: "Nós estávamos colocando os últimos retoques para fechar o lado 1 do LP e fomos ouvir o mix. Quando se aproximava do final, Lennon disse: "Cortem a fita aqui! E Geoff Emerick cortou". Fim do lado 1. Este final abrupto, editado propositalmente por Lennon, também foi, na época, muito comentado (e criticado) por ser inusitado em termos musicais. "I Want You (She's So Heavy)" com seus 7 minutos e 48 segundos, é a segunda música mais longa dos Beatles. A primeira é "Revolution 9", com 8 minutos e 12 segundos e a terceira é "Hey Jude" com 7 minutos e 44 segundos.
“I Want You” foi gravada em 22 de fevereiro; 18, 20 de abril; 8, 11 de agosto de 1969. Teve como produtores George Martin, Glyn Johns e Chris Thomas e como engenheiros Barry Sheffield, Jeff Jarratt, Tony Clark, Geoff Emerick e Phil McDonald. John Lennon faz os vocais, toca guitarra, órgão e sintetizador Moog; Paul McCartney toca seu baixo de forma brilhante (como sempre!) e faz backing vocals; George Harrison toca guitarra e faz backing vocals; Ringo Starr toca bateria e congas e Billy Preston toca o órgão Hammond. “I Want You (She’s So Heavy) aparece somente em “Abbey Road” e “Love”.
E assim, com "I Want You (She's So Heavy)", encerramos de forma gloriosa o lado 1 de Abbey Road, o melhor e último álbum gravado pelos fabulosos Beatles. A próxima é outra pérola, a belíssima e mágica "Here Comes The Sun", o 2º maior sucesso de George Harrison com os Beatles e que dá início ao incrível lado 2. Fique de olho e trate de ir deixando seus comentários para que eu possa virar o disco, ok? Afinal, eu te quero, eu te quero muito! Valeu!

8 comentários:

João Paulo disse...

Abbey Road é um puta disco, Lennon estava inspirado pra caramba nesse álbum, eu só gosto de ouvir essa música no LP, amo os efeitos nele, em CD não tem graça

Edu disse...

Abbey Road não é apenas o MELHOR DISCO DOS BEATLES. É O MELHOR DISCO DO ROCK! Ainda posso ouvi-lo milhares de vezes: CD, LP, ou do jeito que for. TODAS as músicas! Obrigado, valeu.

easepol disse...

Parabéns Edu, pelos 11 anos de muita, ótima, de qualidade informação sobre a maior banda do Planeta. Como é estranho, algumas coisas são para sempre, elas não morrem.

Andrez "Leitão" disse...

Pra variar, mais uma postagem sensacional! Parabéns (de novo), Edu!

Edu disse...

Grande Andrez...obrigado meu amigo!

roque22 disse...

Melhor disco dos Beatles? Empate técnico com o Revolver. Ambos são maravilhosos. A capa do Abbey Road é divina.

Henrique disse...

Apesar de parecer uma música muito simples, ela é uma das mais complexas e dramáticas dos Beatles. Nunca tinha lido nada a respeito. Obrigado Edu por compartilhar. Um abraço e parabéns pela postagem 9000!!

Edu disse...

Obrigado Henrique. Fique de olho que ainda vem muito mais por aí. Valeu!