sábado, 21 de setembro de 2019

THE BEATLES - SHE CAME IN THROUGH THE BATHROOM WINDOW - SENSACIONAL!!!**********


Agora, já estamos bem perto do final dramático do medley. “She Came In Through The Bathroom Window” é uma música dos Beatles do álbum Abbey Road lançado em 26 de setembro de 1969. Escrita por Paul McCartney e creditada a Lennon e McCartney, é a 5ª música do medley e a 7ª do lado 2 do álbum, logo após "Polythene Pam" e antes de “Golden Slumbers”.

"SCITTBW" foi gravada nos dias 25, 28, e 30 de julho de 1969, tendo (como sempre, ou quase) George Martin como produtor e os engenheiros Geoff Emerick e Phil McDonald. Paul McCartney faz os vocais, toca baixo, guitarra, piano e piano elétrico; John Lennon faz backing vocals, toca violão de 12 cordas, guitarra rítmica e bate palmas; George Harrison faz backing vocals e toca guitarra e Ringo Starr toca sua bateria e faz percussão.
A história por trás da criação de mais esta pérola de Paul, é bem interessante e vale a pena conferir.

“She Came In Through The Bathroom Window” foi inspirada pelas atividades de uma Apple Scruff que entrou na casa de Paul, em St. Johns Wood quando ele esta­va passando um dia fora. Diane Ashley recorda: “Estávamos entediadas, ele estava fora, então decidimos fazer uma visita. Encontramos uma escada no jardim e a colocamos embaixo da janela do banheiro, que ele tinha deixado levemente aberta. Fui eu que subi e entrei”.
Uma vez dentro da casa, ela abriu a porta da frente e deixou as demais garotas entrar. Margo Bird, outra Apple Scruff, relembra: “Elas vasculharam a casa e pegaram algumas roupas. As pessoas geralmente não pegavam coisas de valor, mas acho que dessa vez um monte de fotos e negativos foram levados. Na verdade havia dois grupos de Apple Scruffs - as que invadiam as casas e as que ficavam do lado de fora com câmeras e cadernos de autógrafos. Eu costumava levar a cachorra de Paul para passear e pude conhecê-lo bem. Acabei receben­do uma proposta de emprego na Apple. Comecei preparando chá e acabei no departamento de promoções trabalhando com Tony King”.
O nome "Apple scruffs" foi cunhado pela primeira vez por George Harrison no final dos anos 1960. Embora bem conhecido por sua aversão à adoração das fãs, ele reconheceu em uma entrevista em abril de 1969 à revista Disc: "o papel delas é tão importante quanto o nosso". Sua música "Apple Scruffs" foi escrita como uma homenagem às fãs que mantinham vigília do lado de fora do estúdio, assim como na sede da Apple em Savile Row, ou mesmo nas casas dos Beatles. “Apple Scruff...Apple Scruuuuufs...how I love you!”...
Paul perguntou a Margo se ela conseguiria recuperar alguns de seus pertences. “Eu sabia quem tinha feito e descobri, que muita coisa já tinha sido mandada para os EUA. Mas eu sabia de uma foto em espe­cial que Paul queria de volta - uma foto colorida dele em uma mol­dura dos anos '1930. Eu sabia quem a tinha levado e a peguei de volta para ele”.
Paul concluiu “She Came In Through The Bathroom Window” em junho de 1968 durante uma viagem para os EUA para tratar de negó­cios com a Capitol Records. Foi lá que ele retomou seu relacionamen­to com Linda Eastman, a quem tinha sido apresentado no verão ante­rior em Londres e com quem se encontrou em Nova York depois. “Paul, Heather e eu estávamos em Nova York indo para o aeroporto para voltar para a Inglaterra”, recorda linda. “O nome do taxista que era um ex-policial e estava nos levando era Eugene Quits, então Paul escreveu o verso ‘so I quit the police department”.

De acordo com Carol Bedford, uma Apple Scruff que escreveu o livro Waiting For The Beatles, Paul disse a ela posteriormente: "Fiz uma música sobre as meninas que invadiram a minha casa. Ela se chama “She Came In Through The Bathroom Window”. Diane ficou surpresa de se tornar tema de uma canção dos Beatles. “A princípio eu não acreditei porque ele odiou tanto quando entramos na casa. Mas até aí acho que qualquer coisa pode inspirar uma música, não é? Eu sei que todos os vizinhos ligaram para ele quando viram que estávamos lá, e tenho certeza de que isso deu origem aos versos ‘Sundays on the phone to Monday/Tuesday’s‘on the phone to me”, ela conta.

Casada e mãe de quatro adolescentes, Diane Ashley mantém uma foto emoldurada dela com Paul na prateleira da cozinha e recorda seus dias de Apple Scruff afetuosamente. “Não me arrependo de nada daquilo, Eu me diverti muito, muito mesmo”. Fonte: Steve Turner.
“Polythene Pam” e “She Came In Through The Bathroom Window” foram gravadas juntas em 25 de julho de 1969. Para Hunter Davis, “She Came In Through The Bathroom Window” é a melhor música do medley. Os Beatles fizeram 39 takes da faixa básica das músicas. Durante a mesma sessão, eles adicionaram os vocais principais e regravaram as partes de bateria e baixo. Em 28 de julho, eles adicionaram uma variedade de overdubs às duas músicas, incluindo mais vocais, guitarras acústicas e elétricas, pandeiro e outras percussões, piano elétrico e acústico. A gravação foi concluída em 30 de julho com a adição de overdubs de percussão e guitarra.

Uma versão mais lenta e etérea, gravada no final de janeiro de 1969 durante as sessões Let It Be, aparece no Anthology 3, de 1996. Aliás, “She Came In Through The Bathroom Window” só está disponível em Abbey Road e no Anthology 3.

Nenhum comentário: