domingo, 4 de abril de 2021

THE BEATLES - YES IT IS - SENSACIONAL!*****


O lado b de “Ticket To Ride”“Yes It Is” foi escrita principalmente por John Lennon, e exibia o seu lado romântico em desacordo com sua personalidade pública frequentemente mais ousada. “Yes It Is” foi mais tarde descrita por Lennon como uma tentativa tola que não deu certo de reescrever “This Boy”. Certamente ambas as canções compartilham características, notavelmente a mesma fórmula de compasso, harmonias vocais em três partes e sequências de acordes no estilo doo wop dos anos 1950. “Yes It Is” foi composta na casa de John Lennon em Kenwood, Surrey.

“Eu estava lá escrevendo com John, mas foi sua inspiração que eu ajudei a terminar. ‘Yes It Is’ é uma ótima canção dele, uma balada incomum para John. Ele escreveu algumas baladas lindas, mas geralmente sou conhecido como o baladeiro”. Disse Paul McCartney em “Many Years From Now”. John comentou ter feito no passado canções de amor apenas para "o mercado". “Yes It Is” era uma da qual anos depois ele se envergonharia especialmente, zombando do verso "for red is the colour that will make me blue". A letra era um alerta para que a garota não usasse vermelho, porque era a cor que a "baby" do cantor sempre usava. “Yes It Is” foi lançada como lado B de "TicketTo Ride" tanto na Inglaterra quanto nos EUA em abril de 1965. Apesar de Lennon não gostar, é uma das mais bonitas dos Beatles naquela fase.

“Yes It Is” foi gravada no estúdio 2 da EMI em Abbey Road no dia 16 de fevereiro de 1965, produzida por George Martin com Norman Smith como engenheiro. No mesmo dia, os Beatles também concluíram "I Need You", com ambas as funções de trabalho de guitarra de pedal de volume de George Harrison. O grupo gravou a trilha rítmica entre 17h e 19h. John Lennon, Paul McCartney e Harrison passaram mais três horas aperfeiçoando suas harmonias vocais, todos cantando ao vivo. Uma versão de “Yes It Is” apareceu no Anthology 2 em 1996. Ela começa com o take dois inacabado, que continha a faixa rítmica e os vocais de guia de Lennon, editados junto com um remix do take 14 final. John Lennon: vocais e guitarra; Paul McCartney: vocais de harmonia e baixo; George Harrison: vocais de harmonia e guitarra; e Ringo Starr: bateria e pandeiro. Além do já citado Anthology 2, “Yes It Is” também aparece em Past Masters.

Nenhum comentário: