quinta-feira, 8 de abril de 2021

WINGS - BAND ON THE RUN - THE SONG - 1974 ⭐⭐⭐⭐


O megassucesso "Band on the Run" foi escrito por Paul McCartney, gravada pelo Wings e lançada como faixa-título de seu álbum de 1973. "Band on the Run" foi lançada como single em abril de 1974 nos Estados Unidos e em junho de 1974 no Reino Unido, após o sucesso de "Jet", e se tornou um outro sucesso nas paradas internacionais. Liderou nos Estados Unidos, alcançando também o número 3 no Reino Unido. O single vendeu mais de um milhão de cópias em 1974 apenas na América. Desde então, tornou-se uma das canções mais famosas de Paul McCartney e quase obrigatória em seus shows.
Um medley de três passagens musicais distintas que variam em estilo do folk rock ao funk"Band on the Run" é um dos singles mais longos de McCartney com 5:09. A música foi parcialmente inspirada por um comentário que George Harrison fez durante uma reunião da gravadora Apple dos Beatles. O tema de toda a música é de liberdade e fuga, e sua criação coincidiu com Harrison, John Lennon e Ringo Starr tendo se separado do empresário Allen Klein em março de 1973, levando a melhores relações entre McCartney e seus colegas ex-Beatles. As demos originais para esta e outras faixas do Band on the Run foram roubadas logo depois que o Wings chegou em Lagos, Nigéria, para começar a gravar o álbum. Com a banda reduzida a um trio formado por McCartney, sua esposa Linda e Denny Laine"Band on the Run" foi gravada no estúdio da EMI em Lagos e concluída no AIR Studios em Londres.

O single foi certificado com Ouro pela Recording Industry Association of America por vendas de mais de um milhão de cópias. Foi o segundo de cinco singles número um da banda na Billboard Hot 100. Em 1974, a Billboard classificou-o em 22º lugar na sua parada de fim de ano Top Pop Singles. A Billboard também listou a canção como o sexto hit mais bem sucedido de Paul McCartney nas paradas de todos os tempos, excluindo os lançamentos dos Beatles.
"Band on the Run" foi elogiada pelo ex-colega de banda e parceiro de composição, John Lennon, que a considerou "uma ótima música e um ótimo álbum". Paul McCartney e Wings ganharam o prêmio de Melhor Performance Vocal Pop por um Duo, Grupo ou Coro por "Band on the Run" no 17º Grammy Awards. O NME classificou a música como a décima melhor canção dos anos 1970, bem como a décima quinta melhor canção solo de um ex-Beatle. Em 2010, os ouvintes da AOL Radio votaram "Band on the Run" como a melhor música da carreira solo de Paul McCartney, obtendo uma classificação melhor do que "Maybe I'm Amazed" e "Silly Love Songs”. Em 2012, os leitores da Rolling Stone classificaram a música como a quarta melhor música de McCartney de todos os tempos, atrás de "Maybe I'm Amazed", “Hey Jude"e "Yesterday". Também classificaram "Band on the Run" como a quinta melhor canção solo de ex-membros dos Beatles.
"Band on the Run" aparece em vários álbuns de compilação de McCartney/Wings, incluindo Wings Greatest, All the Best!, e Wingspan: Hits and History. "Band on the Run" é tocada em muitos dos shows ao vivo de McCartney, com uma versão ao vivo incluída no álbum triplo de 1976, Wings over America.

Um comentário:

roque22 disse...

Eh uma música Perfeita! Uma das 3 melhores músicas de Macca fora dos Beatles. Se não for a melhor (na minha opinião).