terça-feira, 20 de abril de 2021

THE HOLLIES - EVOLUTION - 1967✽✽✽✽✽


Evolution foi o primeiro de dois álbuns lançados em 1967 pelos Hollies, o outro foi Butterfly. Foi seu sexto álbum no Reino Unido e chegou a posição 13 na parada. Como seu antecessor, For Certain Because, este álbum compreende apenas canções escritas pelos membros do grupo Allan Clarke , Graham Nash e Tony Hicks. Nenhuma das canções do álbum foi selecionada para single ou EP no Reino Unido, embora "Carrie Anne" do lançamento americano tenha sido lançada como single nos Estados Unidos. O baterista Bobby Elliott tocou apenas três músicas do álbum devido a uma apendicite e foi substituído por Dougie Wright, Clem Cattini e Mitch Mitchell da banda Jimi Hendrix Experience.
A arte da capa do álbum foi criada pelo The Fool, com a foto psicodélica da banda feita por Karl Ferris, a quem se atribui a criação da primeira fotografia verdadeiramente psicodélica para a capa de um álbum. Ferris comentou sobre a confecção da capa do álbum durante uma assinatura especial de cópias da capa em 1997: “...eles queriam sair de seu som 'Pop Beat' para algo mais psicodélico. Então eu escutei a música que eles estavam gravando no Abbey Road Studios, e tive uma imagem deles empurrando uma membrana para 'o mundo psicodélico', e então no verão de 1966 eu tirei uma foto de estúdio deles estendendo as mãos e o vocalista apontando através de plástico transparente. Sobre isso, sobrepus uma imagem do papel de parede Art Nouveau de William Morris com uma ilustração e as letras 'Love' desenhadas por minha namorada Anke. Essa combinação criou a imagem dos Hollies 'avançando para uma nova onda de estilo musical e consciência'. Eu trabalhei com o Fool (liderado por Simon Posthuma) nisso, e eles criaram a fonte, o desenho da contracapa e os figurinos do grupo”.

A música "Have You Ever Loved Somebody?" (Graham Nash / Alan Clarke / Tony Hicks) foi lançada antes (em setembro de 1966) tanto pelos Searchers quanto por Paul e Barry Ryan como singles. Foi lançada pela primeira vez pelos Everly Brothers em seu álbum Two Yanks in England, de 1966. Evolution foi gravado no estúdio da EMI em Abbey Road em apenas seis dias distribuídos por três meses no início de 1967, ao mesmo tempo, os Beatles gravavam Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, lançado em 1º de junho de 1967. Evolution foi lançado em 26 de junho daquele ano.
Evolution também foi o nome do álbum de estreia dos Hollies para seu novo selo americano, Epic Records. Mas, como muitas edições americanas de álbuns ingleses, este também foi remixado usando eco pesado e reverberação. Além disso, três músicas foram deixadas de fora com apenas "Carrie Anne" adicionada. A capa mostrada nos EUA e Canadá, usava a mesma fotografia de Karl Ferris, mas diferia da capa do Reino Unido por dispensar o design geral do Fool. Em vez disso, colocaram o nome "The Hollies" na capa em letras de influência psicodélica mais convencional e o nome do álbum em uma fonte normal. Apesar disso, Evolution foi um nome adequado para este álbum. É mais um grande disco em meio a muitos outros. Afastando-se da música beat simples de seus primeiros discos, os Hollies entram no rock barroco e continuam a experimentar o rock psíquico para criar um de seus melhores, senão o melhor, álbum.

Nenhum comentário: