sexta-feira, 17 de abril de 2009

O MÉDICO E O MONSTRO - UM CLÁSSICO INSUPERÁVEL!

Em 1971, eu tinha 9 anos. Meu irmão Adelmar, 11. Desde que conhecemos a televisão, ficamos encantados. Era um tempo que a rede Globo engatinhava para ser a potência que é hoje. E lançou um novo programa: o CASO ESPECIAL. Era exibido uma vez por semana, sempre as terças-feiras, depois da novela. (Acho que era "Selva de Pedra", na época...) Todos nós, o Papai, a Mamâe, o Adelmar, Lilinha, a pequena Cacilda e eu, éramos loucos por televisão e cultura inútil que, com o tempo ganhou o pomposo e merecido rótulo de "Cultura Pop". Pois bem, num domigo à noite,depois do futebol, começaram as chamadas para o CASO ESPECIAL da terça seguinte: O MÉDICO E O MONSTRO. Com o teatral e inesquecível Sérgio Cardoso como protagonista. . Meu irmão e eu, ficamos impressionados só com a propaganda. Na terça de noite estávamos lá. Com os olhos grudados na telinha (preto e branco) esperando a transformação do homem em fera! Aquilo, de certa forma, me abriu os olhos para muitas coisas e me mostrou que a criação não tem limites. Coleciono todos os livros de Stevenson que encontro. Só de "O MÉDICO E O MONSTRO - O ESTRANHO CASO DO DR JEKYLL & MR. HYDE" , tenho 14 edições diferentes. Também adoro a "ILHA DO TESOURO". Inclusive, antes dos Beatles serem “THE BEATLES”, foram LONG JOHN AND THE SILVER BEATLES. Em clara homenagem ao anti-herói da história de Stevenson. Sou fã. Todos deveriam conhecer! Abração! EduBadfinger.

O Médico e o Monstro foi considerado o melhor livro de horror e suspense de sua época. E ainda hoje, marca profundamente quem lê. A história se passa em torno de um conceituado médico, Dr. Henry Jekyll, que vem se comportando de maneira estranha, chamando atenção de seus empregados e amigos. Cada vez mais isolado em seu laboratório, Jekyll começa a preocupar Mr. Utterson, advogado e melhor amigo,
principalmente quando de posse de seu intrigante testamento. Enquanto isso, na cidade, um sujeito curioso e de atitudes bizarras aparece causando estrago e aterrorizando pessoas locais com suas atitudes loucas e embrutecidas. Mr. Utterson suspeita do envolvimento de seu amigo com o estranho forasteiro, e não concorda com tamanha benevolência com que o Dr. Jekyll vem tratando esse intrigante rapaz, Edward Hyde. O caso fica ainda mais complicado com a morte de Sir Davens, um ilustre membro do parlamento londrino. As suspeitas recaem sobre Hyde, que é visto entrando diversas vezes no laboratório de Jekyll, e inclusive carrega um cheque em nome do médico. Achando o caso deveras intrigante, e temendo pela vida de seu amigo, Mr. Utterson decide tirar a limpo essa história e vai até a residência de Jekyll em busca de explicações. No surpreendente final, Dr. Jekyll revela ao amigo que na realidade ele e Mr. Hyde eram um só. Terrível resultado de uma experiência realizada em seus laboratórios. Ao tomar a fórmula ele próprio, Dr. Jekyll se dissociou em dois: um de personalidade amável (o próprio médico) e outro de personalidade terrivelmente má (Hyde). Cada vez mais fraco, Jekyll não consegue lutar contra o monstro e teme por sua própria morte. O livro mantém uma atmosfera assustadora durante todo o enrredo, tornando-se assim um dos maiores clássicos do mistério e da cultura pop de todos os tempos.

Um comentário:

Ana Jullia disse...

Edu

li que você tem 14 edições do Médico e o Monstro. Estou fazendo minha tese de doutorado sobre o tema, e gostaria muito de saber se você tem alguma que eu ainda não tenho. Por que não escaneia as capas e posta? Gostaria muito de receber essa informação