sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

THE BEATLES - GEORGE HARRISON - TAXMAN - 2015

"One, two, three, four - tosse - one, two..." - Esse é o início de "Taxman". A primeira e única canção composta por George Harrison a abrir um disco dos Beatles - o álbum "Revolver" lançado em agosto de 1966. Foi também a primeira composição escrita por Harrison a fazer uma crítica social. É um ataque verbal à figura do Taxman (auditor-fiscal). O vocal é de Harrison, com vocais de fundo e em harmonia de Paul e John. A música é tão incisiva quanto a letra, com um riff de guitarra carregado de energia, sempre no ataque. Foi composta depois que Harrison descobriu estar no grupo do "imposto complementar" britânico, o que significava na época pagar 19 xelins e 3 pence (96 pence) de cada 20 xelins (uma libra) em impostos. Foi sugerido que o tema da série de televisão Batman pode ter sido uma influência - o "taxman" (homem do imposto) no final da canção guarda uma semelhança com o refrão da música-tema de "Batman".
Até 1966, a programação da turnê dos Beatles tinha sido tão exaustiva que não havia tempo para examinar as contas em detalhes. Quando eles começaram a fazê-lo, descobriram que não tinham tanto dinheiro quanto imaginavam. "Na verdade, estávamos perdendo a maior parte (do nosso dinheiro) em forma de impostos", contou George. "Era, e ainda é, típico. Por que deveria ser assim? Estamos sendo punidos por algo que esquecemos de fazer?" Ironicamente, à luz de sua posterior conversão, quando passou a enfatizar a futilidade das coisas materiais, George sempre foi o Beatle que mencionava o dinheiro quando perguntavam sobre suas ambições.
John afirmou depois que teve uma participação na composição de "Taxman" e ficou magoado que George tenha deixado de mencionar isso em sua autobiografia, "I Me Mine". John declarou que recebeu um telefonema de George enquanto a estava escrevendo. "Soltei comentários jocosos para ajudar a música a avançar, porque foi isso o que ele pediu. Eu não queria, mas como eu o amava, mordi a língua e falei 'tudo bem'. Ele disse.
A versão gravada certamente é melhor em relação ao esboço de George, em que "get some bread" rimava com "before you're dead". Nos primeiros takes, os backings do refrão eram "Anybody gotta lotta money/anybody gotta lotta money/ anybody gotta lotta money?", cantado em uma velocidade muito alta, mas foi modificado para fazer menção ao primeiro-ministro Wilson e ao líder da oposição Edward Heath.
Os Beatles com o futuro Primeiro Ministro Sir Edward George Heath
Os dois políticos compartilhavam a distinção de serem as primeiras pessoas vivas mencionadas em uma letra dos Beatles. Apesar de nunca terem conhecido Heath, eles encontraram Wilson (que também vinha do norte do país) em diversas ocasiões, e cada um recebeu uma comenda de Membro do Império Britânico. Os Beatles — quatro jovens empreendedores que basicamente vinham de famílias operárias — eram o tipo de pessoas que Wilson queria encorajar como parte de sua visão de uma nova Grã-Bretanha sem classes sociais.
Mr. Wilson - o Primeiro Ministro
Quando o monge trapista, poeta e líder espiritual Thomas Merton ouviu "Taxman" e escreveu em seu diário (10 de junho de 1967): "Taxman", dos Beatles, está passando pela minha cabeça. Eles são bons. Boa batida. Independência, sagacidade, insight, voz, originalidade. Eles têm prazer em ser os Beatles, e eu não me ressinto do fato de que sejam multimilionários, porque isso faz parte. Eles têm de brigar mesmo com esse sorrateiro homem dos impostos".

A participação de Paul foi providencial e matadora. Na faixa, ele dá uma verdadeira aula de baixo, além de fazer os solos de guitarra espetaculares. Participaram da gravação: George Harrison - vocal principal e guitarra; John Lennon - backing e gutarra base; Paul McCartney – backing, baixo e guitarra solo; Ringo Starr – bateria e tamborins. George Martin foi o produtor e Geoff Emerick o engenheiro de som.
Para fechar com chave de ouro, a gente conferiria "Taxman" em três momentos: com os Beatles (mas não foi possível!), com George Harrison e Eric Clapton ao vivo no Japão; com Tom Petty And The Heartbreakers no "Concert For George."

5 comentários:

João Carlos disse...

Tremenda porrada. Lembro do impacto ao ouvir o Revolver. A propósito, tá uma sacanagem; estão bloqueando os vídeos.

Edu disse...

Estão! Já falo isso há tempos. Hoje era par ir ao ar "The Ballad Of John & Yoko", mas por causa do "1", tiraram todos! Uma sacanagem sem igual!!!

Matheus Felizari disse...

Apesar de também compor e querer ganhar dinheiro com as minhas músicas, discordo dessa ideia de tirar os vídeos do ar no Youtube. É publicidade para o artista e, muitas vezes, esses vídeos alcançam pessoas que não conheciam o trabalho e que podem se tornar fãs - e todo mundo acaba gastando dinheiro com produtos do artista que gosta.

Edu disse...

Assino embaixo de cada vírgula!

Valdir Junior disse...

"Taxman" continua bem atual, principalmente para nós brasileiros que vivemos sendo esfolados com impostos e mais impostos, e ainda por cima querem ressuscitar a CPMF, é o nosso fim mesmo.