segunda-feira, 7 de novembro de 2022

THE BEATLES - ASK ME WHY ★★★


"Ask Me Why" é uma música dos Beatles originalmente lançada no Reino Unido como o lado B de seu single "Please Please Me". Também foi incluída em seu álbum de estreia de 1963, Please Please Me"Ask Me Why" foi composta no início de 1962,  principalmente por John Lennon e creditada a Lennon e McCartney. McCartney disse: "Era uma ideia original de John e nós dois sentamos e escrevemos juntos, apenas fizemos um trabalho nela. Era principalmente de John". "Ask Me Why" fez parte de seu repertório ao vivo antes de seu contrato de gravação, e foi uma das canções executadas em sua primeira sessão de gravação no estúdio da EMI em Abbey Road em 6 de junho de 1962. "Ask Me Why" emula o estilo de Smokey Robinson and the Miracles, por quem Lennon foi influenciado, e desenha sua frase de guitarra de abertura de "What's So Good About Goodbye" de 1961.
"Ask Me Why" foi primeiramente gravada em Abbey Road em 6 de junho de 1962 com o baterista Pete Best. Como a sessão foi um 'teste comercial', nenhuma das apresentações gravadas naquele dia foi considerada adequada para lançamento, e os dois rolos de fita daquela sessão foram considerados apagados pela EMI. O grupo cantou "Ask Me Why" para o programa Teenager 's Turn – Here We Go do BBC Light Program em 15 de junho de 1962, nove dias após a sessão da EMI. Então foi gravada novamente, junto com "Please Please Me", em 26 de novembro de 1962 com Ringo Starr na bateria. Os Beatles também ensaiaram "Tip of My Tongue", outra música de Lennon e McCartney que também estava sendo considerada para o lado B do single "Please Please Me". No entanto, o produtor George Martin sentiu que "Tip of My Tongue" ainda precisava de algum trabalho, e acabou sendo dada a Tommy Quickly para gravar. A Capitol Records, a contraparte americana da EMI para a Parlophone, inicialmente se recusou a distribuir a música Beatle nos EUA e, portanto, o single Please Please Me/Ask Me Why foi lançado pela Vee-Jay Records em 25 de fevereiro de 1963.

Nenhum comentário: