quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

AS FÉRIAS DE LENNON & HARRISON NO TAHITI - 1964


Durante as primeiras férias de verdade dos Beatles, que duraram quase o mês de maio de 1964 inteiro, John e Cynthia Lennon, George Harrison e Pattie Boyd voaram para o Havaí em 2 de maio, antes de partirem para o Taiti em 4 de maio para seu principal destino: Papeete, capital do Tahiti, a maior ilha da Polinésia Francesa.
Os outros, Paul e Jane Asher e Ringo e Maureen Cox, partiram para as Ilhas Virgens. Toda a organização e responsabilidades importantes das viagens foram entregues a Derek Taylor no escritório da NEMS. O feriado duraria todo o mês de maio e permaneceria altamente secreto, confidencial. Taylor cuidou de tudo e inventou pseudônimos para os Beatles: os Lennons seriam os Leslies, George seria o Sr. Hargreaves e sua namorada, Pattie Boyd, a Srta. Bond; Os outros, que foram para as Ilhas Virgens, Paul e Jane Asher (Sr. Manning e Miss Ashcroft) e Ringo e Maureen Cox (Sr. Stone e Miss Cockroft).
"No Tahiti, estávamos bem; escapamos da imprensa lá. Uma vez que estávamos no barco, ninguém se aproximou de nós - exceto por um cara de Sydney com quem não falamos. Ele nadou conosco, dizendo: 'Posso ir no seu barco?' Dissemos 'não' e ele teve que nadar quilômetros de volta!" - (Lennon). Durante o feriado, John Lennon passou um tempo lendo os livros de Sherlock Holmes de Arthur Conan Doyle, que ajudaram a inspirar sua segunda coleção de histórias, A Spaniard In The Works.
"Nós nos divertimos muito nadando, mergulhando com snorkel e navegando de ilha em ilha. John passou parte do tempo escrevendo A Spaniard In The Works, e eu me lembro de inventar várias pequenas frases enquanto ele se sentava à mesa inventando e falando. Se alguém dissesse qualquer coisa, iria para o livro. Cynthia e Pattie tinham longas perucas pretas que usavam como disfarces. John e eu colocamos as perucas, e fizemos um pequeno filme de 8mm sobre nativos em uma ilha com um missionário – John – que sai do oceano para convertê-los". (George Harrison).
O feriado durou até 26 de maio de 1964, quando John e George voltaram a Liverpool. No dia seguinte (27), compareceram à festa de aniversário de Cilla Black oferecida por Brian Epstein em seu apartamento em Londres. Em seguida, foram ao London Palladium assistir a um show da aniversariante. Nesse dia também, Paul, Jane, Ringo e Maureen também estavam de volta das férias.

Nenhum comentário: