terça-feira, 9 de maio de 2023

PAUL McCARTNEY - OFF THE GROUND - 1993 - EXCELENTE!


Pelas mais estranhas razões Off the Ground, é um dos álbuns de Paul McCartney que injustamente menos apareceram por aqui, embora a maioria de suas músicas, individualmente, já tenham aparecido quase todas. Isso não significa de jeito nenhum que eu não goste dele, ao contrário, é um dos meus preferidos! Off the Ground  (Fora do Chão) foi o nono álbum solo de estúdio de Paul McCartney, lançado em 2 de fevereiro de 1993. Como seu primeiro álbum de estúdio da década de 1990, é também uma espécie de continuação do bem recebido Flowers in the Dirt (1989), embora menos produzido.
Depois de planejar outra turnê mundial, a New World Tour, em 1993, para promover o álbum, McCartney optou por gravar Off the Ground com sua banda em turnê. Blair Cunningham entrou na bateria para substituir Chris Whitten, que saiu para se juntar ao Dire StraitsMcCartney decidiu gravar o álbum "ao vivo no estúdio", o que significava que a banda ensaiaria uma música inteira e a gravaria em uma tomada, em vez de gravar cada faixa vocal e instrumental separadamente. Essa abordagem deu uma sensação mais crua e direta ao trabalho.

As composições, algumas das quais foram retiradas de Flowers in the Dirt, pareciam menos complexas do que as do álbum anterior. "Mistress and Maid" e "The Lovers That Never Were", que surgiram da colaboração de composição de McCartney com Elvis Costello, apareceram neste álbum. Costello, que havia participado da gravação de Flowers in the Dirt, não participou em Off the Ground. As duas primeiras canções gravadas foram "Biker like an Icon" e "Peace in the Neighbourhood", ambas derivadas de alguns ensaios em novembro de 1991. A sensacional "Get Out Of My Way" é o grande rock do álbum. foi composta por Paul apenas para sua diversão ao velho estilo rock-and-roll dos anos 50 e 60. O aumento do interesse de McCartney em questões sociais ganhou destaque neste álbum, com o rock anti-crueldade animal "Looking for Changes" e hinos por um mundo melhor ("Hope of Deliverance" e "C'Mon People"). O lado B "Big Boys Bickering" criticou os políticos, com a frase "meninos grandes brigando, fodendo com todos" mostrando um lado mais agressivo de McCartney e o raro uso de um palavrão em uma música sua. Outro lado B notável é "Long Leather Coat", outra canção de protesto co-escrita por Linda McCartneyA faixa oculta do CD, um pequeno trecho de "Cosmically Conscious", foi escrita por McCartney em 1968 durante a estada dos Beatles em Rishikesh. Uma versão completa da gravação foi lançada como lado B do single "Off the Ground" e posteriormente incluída em Off the Ground: The Complete Works.
O single principal, "Hope of Deliverance", foi lançado na última semana de dezembro de 1992 e o álbum foi lançado em 2 de fevereiro 1993 . O primeiro single do álbum mal alcançou o Top 20, na posição 18, no Reino Unido, onde "C'Mon People" também se tornou um pequeno sucesso. Nos Estados Unidos, a faixa-título do álbum também entrou na parada Adult Contemporary no número 27. Singles de Off the Ground fracassaram nas paradas dos Estados Unidos e do Reino Unido. No entanto, "Hope of Deliverance" alcançou sucesso comercial em outros lugares, quebrando o Top 5 nas paradas em mais de cinco territórios europeus, exceto sua terra natal e vendendo mais de 250.000 cópias somente na Alemanha. No Reino Unido, o próprio álbum estreou no número 5 e rapidamente caiu fora das paradas, passando apenas 6 semanas entre os 100 primeiros. Nos Estados Unidos, alcançou o número 17 na Billboard 200 com o número de vendas semanais de 53.000 cópias, conseguindo receber o Ouro pela Recording Industry Association of America. Embora tenha recebido críticas mistas e sofrido vendas fracas no Reino Unido e na América do Norte, o álbum se saiu melhor em outros mercados importantes, como a Espanha. No Japão, ultrapassou seu antecessor Flowers in the Dirt em vendas cumulativas. Na Alemanha, Off the Ground foi o álbum mais vendido de McCartney, passando 20 semanas entre os dez primeiros e, eventualmente, alcançando a platina por mais de meio milhão de cópias.

Nenhum comentário: