terça-feira, 30 de outubro de 2012

JOHN LENNON E SEU MAIOR SUCESSO COMERCIAL

Em 30 de outubro de1971, o álbum "Imagine" de John Lennon chegou ao nº 1 nos Estados Unidos. Foi seu único trabalho a chegar em primeiro lugar nas paradas de sucesso americanas com Lennon ainda vivo. A canção, embora tenha se tornado um clássico inquestionável, só chegaria a nº 3.

"Imagine" foi o segundo álbum de estúdio lançado pelo ex-beatle John Lennon. Gravado e lançado em 1971, atingiu o primeiro lugar nas paradas de sucesso dos Estados Unidos e Inglaterra. Foi produzido por Phil Spector em conjunto com John Lennon e Yoko Ono e está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame. Embora as faixas básicas para o álbum tenham sido inicialmente gravadas em seu estúdio em casa (Ascot Sound Studios em Tittenhurst Park), muitos dos instrumentos foram regravados no Record Plant Studios em Nova York, onde cordas e saxofone por King Curtis também foram adicionados. Extensas imagens das sessões, mostrando a evolução de algumas das músicas, foram compiladas em um documentário em vídeo intitulado "Gimme Some Truth: The Making of John Lennon's Imagine".

"Imagine" foi lançado em 9 de setembro de 1971 nos Estados Unidos e um mês depois, em 8 de outubro no Reino Unido. As primeiras edições do LP traziam um cartão-postal com uma foto de Lennon segurando as orelhas de um porco parodiando o álbum "Ram" de Paul McCartney, lançado naquele ano.

Após o lançamento, a Rolling Stone disse que "ele contém uma parcela substancial de boa música" mas, em relação ao antecessor Plastic Ono Band, "Imagine" foi inferior. Em uma entrevista para Melody Maker naquele mesmo ano, McCartney falou positivamente de "Imagine", considerando que ele é menos político e mais comercial do que o anterior. O álbum foi # 1 no mundo todo e tornou-se um vendedor duradouro, com a faixa-título alcançando # 3 nos Estados Unidos.

A música "Imagine" que abre o álbum, tornou-se um hino à paz. Fala em sua utopia de um mundo ideal e nos convida a participar. Por outro lado, ela fez com que Mark Chapman aumentasse sua loucura pelo cantor, pois na letra, Lennon diz para que se imagine que os ceús, em sentido espiritual, não existam, o que Chapman considerou outra blasfêmia dita por ele, junto com a declaração de que os Beatles eram mais populares que Jesus. "Jealous Guy" foi gravada pela primeira vez em 1968 ainda com os Beatles, a música que faria parte do Álbum Branco tinha outra letra e outro nome (Child of Nature) porém a mesma melodia. Agora com a nova letra, John fala sobre Yoko Ono. "Oh My Love" foi a única música do álbum composta em parceria com Yoko Ono. A música mais polêmica do álbum foi endereçada ao ex-beatle Paul McCartney. John compôs "How Do You Sleep?" (que contou com a participação de George Harrison na guitarra) para seu ex-companheiro de composições nos Beatles. Na música, Lennon ataca Paul dizendo que "a única coisa que ele fez foi Yesterday". Acusa Paul de frazer um som muzak (som ambiente para elevador) e ainda diz que "aqueles loucos estavam certos quando disseram que você estava morto" em referência ao boato da morte de Paul McCartney.

Além de John (vocais, guitarra, piano, harmônica e assobio), Yoko e Phil Spector, o álbum "Imagine" contou com uma lista de convidados especiais de primeira linha, como: John Barham – harmônica; Steve Brendell – maracas; King Curtis – saxofone; Andy Davis – guitarra acústica; Tom Evans (Badfinger) – guitarra acústica, The Flux Fiddlers – Instrumento de cordas; Jim Gordon – bateria; George Harrison – guitarra elétrica e slide guitar; Nicky Hopkins – piano; Jim Keltner – bateria; Rod Linton – guitarra acústica; Joey Molland (Badfinger) – guitarra acústica; Michael Pinder – tamborim; John Tout – guitarra acústica; Ted Turner – guitarra acústica; Klaus Voormann – baixo; Alan White – bateria.

5 comentários:

Edu disse...

Para quem se queixa que John Lennon não aparece aqui, só hoje foram 3 bombas! No dia 8 de dezembro, um depoimento inédito de Yoko sobre os últimos dias dele. Imperdível. Aguardem!

João Carlos disse...

Talvez a maioria discorde mas,o álbum Imagine só não é perfeito por conta da longa,panfletária e monocórdia (quase) I Don't Want To Be A Soldier!

luis silva disse...

imagine é realmente um hino à paz mundial composta por john, a controvérsias se yoco tambem ajudou a compor, mais isso não importa a letra é ótima e foi tambem um dos grandes sucessos dos anos setenta

Anderson S. disse...

Esse albúm, é quase perfeito, baita postagem Edu, ta de parabéns!

Anônimo disse...

o album só não ficol perfeito, devido a letra da primeira estrofe da musica "imagine", mas a intenção é brilhante..