segunda-feira, 28 de outubro de 2013

MORRE LOU REED AOS 71 ANOS

Morreu ontem (domingo, 27), aos 71 anos, o extremamente influente compositor e guitarrista Lou Reed, que ajudou a dar forma a quase 50 anos de rock. A causa da morte não foi oficialmente confirmada, mas ele havia passado por um transplante de fígado em maio.
No fim da década de 60, com o Velvet Underground, Reed fundiu a urgência das ruas com elementos da música avant-garde da Europa, casando beleza e barulho, enquanto dava toda uma nova honestidade, em termos de letras, à poesia do rock. Como artista solo criativo, entre as décadas de 70 e 2010, ele estava sempre surpreendendo e desafiando os fãs com seu estilo camaleônico. Glam, punk e rock alternativo são todas coisas impensáveis sem ele.
Lewis Allan "Lou" Reed nasceu no Brooklyn, em 1942. Fã de doo-wop e dos primórdios do rock (em uma cerimônia tocante, ele ajudou a introduzir Dion ao Hall da Fama do Rock, em 1989), Reed também devia parte de sua formação e inspiração ao período em que estudou na Universidade de Syracuse com o poeta Delmore Schwartz. Depois da faculdade, ele trabalhou como compositor para o selo Pickwick Records (com a qual conseguiu um pequeno hit em 1964 com a paródia dance "The Ostrich"). Em meados da década de 60, ele ficou amigo do músico John Cale, de formação clássica. Reed e Cale formaram uma banda chamada Primitives, depois mudaram o nome para The Warlocks. Depois de conhecer o guitarrista Sterling Morrison e a baterista Maureen Tucker, eles se tornaram o Velvet Underground. A banda chamou atenção de Andy Warhol. "Andy costumava exibir os filmes dele na gente", Reed contou certa vez. "Usávamos preto para que desse para ver o filme. Mas a gente só usava preto, de qualquer forma".

Quem quiser conferir a postagem sobre o Velvet Underground, publicada aqui em 18 de julho de 2011, o link é:
http://obaudoedu.blogspot.com.br/2011/07/velvet-underground-nico.html

4 comentários:

Edu disse...

esse vídeo é sensacional! Embora eu nunca tenha sido um grande fã de Lou Reed (tenho apenas 2 discos) sei do tamanho do seu valor e da sua importância. O cabra era bom! Vá em paz!

Valdir Junior disse...

Conheço muito pouco as musicas dele,e concordo com você Edu, a importância dele para a musica e para o Rock and Roll é uma das maiores !!!

João Carlos disse...

Virei fã tardio dele.E mal comecei a curti-lo veio esta notícia.E o post do Baú não poderia faltar.Lou era uma figuraça e um grande talento sem dúvida!

Unknown disse...

Ouvia sempre falar de Lou reed na minha infancia,mas como os meus idolos sempre foram mais Beatles,eu nao dei muita importancia,mais com o tempo conheci algo de sua obra,o seu grupo o Velvet Underground foi importante no cenario daquela época e é cultuado até hoje,enfim todos nós temos um final,vai em paz Lou.