segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

PAUL McCARTNEY - MAYBE I'M AMAZED


Sem a menor sombra de dúvida, “Maybe I'm Amazed” é uma das músicas mais completas de Paul McCartney, e também, uma das mais bonitas. Curiosamente, por conta de brigas com Klein, Apple e os Beatles, não foi lançada como single, na época do lançamento do seu 1º álbum – “McCartney” nem na Inglaterra e nem nos States, mas apareceu como single na França e na Alemanha. Somente em 1977, foi lançada como single ‘oficialmente’, numa versão ao vivo extraída do sensacional álbum triplo “Wings Over America”. “Maybe I'm Amazed” foi composta em Londres, para Linda, numa época que McCartney vivia numa tremenda angústia pela iminente separação dos Beatles, e ganhou o status de ser a primeira canção transformada em videoclipe de sua carreira solo, utilizando fotografias tiradas por Linda, com produção executada por Charlie Jenkins, o filme debutou nos EUA no tradicional The Ed Sullivan Show, onde os Beatles se apresentaram nos States pela primeira vez em Nova York, em fevereiro de 1964. Assim, como em todo o restante do álbum, em “Maybe I'm Amazed”, McCartney toca todos os instrumentos: contra-baixo, órgão Hammond, piano, bateria, três guitarras, violão e percussão. Linda McCartney faz alguns poucos backing vocals. Foi gravada e mixada no estúdio II da EMI, em Abbey Road, no dia 22 de fevereiro de 1970, junto com “Every Night”. “Maybe I'm Amazed” teve boas execuções nas rádios e chegou a ser elogiada pelo ex-colega de banda George Harrison, embora seus comentários tenham sido depreciativos sobre todo o resto do álbum. John Lennon, claro, detestou. Aqui, a gente confere “Maybe I'm Amazed” em três momentos: no filme “caseiro” da época, a versão “ao vivo” do “Wings Over America” e uma versão bem bacana com o “Faces” de Rod Stewart e companhia. Aquele abraço!

10 comentários:

Joelma disse...

Oi Edu "descobri" os Beatles recentemente tô vasculhando na net tudo sobre eles. Encontrei seu blog faz um tempinho e sempre dou uma espiadinha hehe.
Também acho Maybe I'm Amazed uma das melhores de Paul. Abraço.

João Carlos disse...

Pode até ser uma blasfêmia, mas essa é a mais grandiosa canção de Macca.Dá pra imaginá-la gravada com os Beatles? Eita!

A VIDA NUMA GOA disse...

Bela, eterna música....

Edu disse...

É, meu amigo Rod Stewart, é impossível estragar uma música dessas!

Joelma disse...

A parte da guitarra solo lembra muito as músicas dos Beatles

Valdir Junior disse...

Obra Prima, simplesmente uma obra prima.

Matheus Felizari disse...

Essa música é realmente fantástica, mas não acho que os outros Beatles tenham feito falta. Paul deu conta - e muito bem - sozinho, acompanhado dos Wings e com a atual banda dele - que é perfeita.

João Carlos disse...

Matheus querido, não quis dizer que os Beatles fizeram falta, mas como um simples "exercício da imaginação", pensei como ela ficaria com os quatro. À guisa... Edu, manda mais!

Edu disse...

Espere que lá vai!

Edu disse...

Espere que lá vai!