sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

THE BEATLES - ANNA - ARTHUR ALEXANDER

Arthur Alexander nasceu em Florence, no Alabama em 10 de maio de 1942. Morreu em Nashville, em 13 de junho de 1993 com 51 anos. Alexander foi um músico americano inicialmente influenciado pelos estilos Country e Soul. Suas canções foram gravadas por artistas como The Beatles, The Rolling Stones, Bee Gees e Elvis Presley. Teve um estilo suave, extremadamente melódico, como nas composições "Anna (Go to Him)" e "Soldier of love", ambas gravadas pelos Beatles e "You better move on", gravada pelos Rolling Stones. Tornou-se uma das grandes lendas do Rock and roll de todos os tempos.

Escrita pelo próprio Arthur Alexander, “Anna” foi lançada em 17 de setembro de 1962 pela Dot Records. A versão cover matadora gravada pelos Beatles foi lançada em 1963, no álbum “Please Please Me”. A versão original de Alexander, chegou ao número 68 dos charts pop e número 10 dos charts de R&B. Apesar do título ser “Go to him”, a letra diz “Go with him”.

A versão dos Beatles foi gravada em 11 de fevereiro de 1963, em tres takes e lançada em 22 de março de 1963, produzida por George Martin. A canção foi escolhida pra gravação e repertório dos Beatles pois era uma das canções preferidas de John Lennon. George Harrison tocou guitarra no lugar do piano tocado por Floyd Cramer na versao original de Arthur Alexander e a bateria de Ringo é muito semelhante à versão original de Alexander, porém os vocais de John alucinam e adicionam uma dor de tortura que não está presente na versão de Alexander. As harmonias vocais de Paul e George também dão um toque extra maravilhoso na canção. Os Beatles gravaram “Anna” duas vezes ao vivo na BBC. Uma em 17 de junho de 1963 e outra em primeiro de agosto. No Brasil, “Ana” foi gravada por Renato & Seus Blue Caps”, em 1964. Aqui, a gente confere X versões: umprimeiro, a original de Alexander, depois um mixezinho bem legalzinho De Alexander e os rapazes, os Beatles - a versão do Please Please Me (minha preferida) e por último, a versão do álbum "The Beatles - On Air Live at the BBC Volume 2". Valeu, Ana!

4 comentários:

João Carlos disse...

Muito legal. Com os Beatles ela ganhou um certo peso e urgência fantásticos. E cá pra nós, Renato gravou muito bem mesmo. Um pouco mais acelerada.

Matheus Felizari disse...

A rouquidão da voz do John na versão do Please Please Me faz toda a diferença pra mim.

Valdir Junior disse...

Bem, a versão dos Beatles, para mim é a melhor, mais passional e arrebatadora.
No começo da minha adolescência, tive um amor não correspondido por uma Ana, adivinha se eu não vivia tocando e cantando esse musica na época.

Fabiano Henrique disse...

A versão do Renato saiu em 1967, por que a gravação dos Beatles só saiu em compacto nesse ano. Em 1968, Os Carbonos gravaram um cover no mesmo arranjo dos Beatles.