terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

A PEDIDOS - THE BEATLES - MAD DAY OUT - UM DIA NA VIDA - 2016

O dia 28 de julho de 1968 -  um domingo, entrou para a história como “MAD DAY OUT”, um dia em que os Beatles saíram completamente da rotina exaustante das gravações do álbum branco, para passarem o dia posando para centenas (talvez, milhares, sem exagero) de fotos feitas por um time de fotógrafos comandados pelo experiente Don McCullin em em St Pancras Gardens, jardins da igreja que leva o nome, em Londres.
Precisavam fazer essas fotos porque sabiam que seu material de divulgação para o novo disco da Apple estavam velhas, e mostravam uma imagem “ultrapassada”. Várias dessas fotos foram usadas para a promoção de novos singles e o próximo álbum, o “Branco”.
Naquele dia, eles fizeram o que tinham de fazer: relaxaram, e aceitaram bem às sessões com tantos fotógrafos. Todos se comportaram bem e a imagem que passavam era a de que estavam felizes. Os Beatles escolheram Don McCullin (veterano de guerras) como fotógrafo oficial. Mas também havia mais outro grupo de fotógrafos: Tom Murray, Tony Bramwell, Ronald Fitzgibbon e Stephen Goldblatt.
Com seu estilo característico, McCullin usou cerca de 15 rolos de filme para registrar a banda da Old Street até a área de Limehouse, voltando até a casa de Paul no bairro St. John’s Wood. Embora a existência das fotos fosse conhecida por muitos, quase todas essas imagens permaneceram inéditas. Para a geração que viveu aqueles anos, elas despertam lembranças comoventes de uma antiga juventude. Para os mais jovens, apresentam o vislumbre da história concentrado em um único dia.
No dia 12 de novembro de 2010 foi lançado o livro “Mad Day Out”, repleto de fotografias dos Beatles naquele dia. Muitas delas inéditas! A edição é limitadíssima. Foram apenas cem cópias acondicionadas dentro de uma embalagem especial que imita uma caixa de bombons, produzida em cetim estampado. Os livros são numerados e assinados a mão pelo autor, o renomado fotógrafo e cineasta Stephen Goldblatt. “Mad Day Out” tem 110 páginas, e custa a bagatela de U$ 495.

6 comentários:

Edu disse...

Diferente dos imitadores, esse não é um blog amarrado à efemérides. Mas certas datas históricas, como esta, sempre, há muitos anos, aparecem em seus dias certos. Dessa vez, abri mão pelo pedido da Joelma. Será que é aquela do Chimbinha? Mas aquela não sabe quem são os Beatles... mesmo assim: Joelma, um abração pra vc!!! Obrigado por participar!

João Carlos disse...

Sessão histórica. Até sonhei em encher a sala com essas fotos ampliadas... Difícil.

Joelma disse...

Obrigada Edu pelo tratamento especial. Não sou a da "lua me traiu" hehe.
Muito legal essas fotos dos Beatles. Eu achei um amor essa em que eles encostam nos ombros uns dos outros. Abraço.

Valdir Junior disse...

Fotos maravilhosas. Eu tive que me contentar com o livro, simples e infinitamente mais barato, que saíu aqui.

Willians disse...

Ah, Joelma, você será nossa musa. Realmente as fotos desse sessão são incríveis, são das melhores dos Beatles, os caras eram demais, além de serem os maiores músicos de todos os tempos eram muitos fotogênicos, essa deitados um nos ombros dos outros, como disse a Joelma, é demais, junto à Abbey Road, With Beatles, A hard days night, Help!, aquela foto dentro do album Love Songs (a melhor de todas, de 65), o pulo do compacto de I want to hold you hand, Sgt. Pepper, os Beatles tem umas fotos que são quase tão boas quanto as músicas. Mas a música dos beatles ainda é a melhor coisa que eles deixaram para a posteridade do planeta TERRA.

Joelma disse...

Eh! Fiquei boiando sobre essas fotos q Willians comentou tenho poucas coisas dos Fab Four mas um dia eu chego laaaá. Todos os dias ouço as músicas deles.Enfim,obrigada pelo "musa" hehe. Abraço