sábado, 20 de agosto de 2016

HUNTER DAVIES - AS LETRAS DOS BEATLES

Em As letras dos Beatles, além dos manuscritos originais, traz ainda a história de grande parte das canções e de seus significados. É a primeira coletânea de manuscritos de letras dos Beatles já publicada! Pela primeira vez, as versões originais das letras de músicas essenciais dos Beatles são agrupadas em livro após exaustiva pesquisa. Além disso, As letras dos Beatles traz várias delas que nunca haviam sido publicadas. Esses documentos hoje pertencem a colecionadores e a amigos dos Beatles, muitos deles sob a custódia de museus e universidades mundo afora. Hunter Davies conviveu com os Beatles no apogeu da banda e escreveu sua primeira e única biografia autorizada.
Desde então, pesquisou e encontrou mais de cem letras de suas músicas, escritas à mão, que são reproduzidas aqui. Os Beatles compunham a qualquer hora, em qualquer lugar: as músicas podiam começar no verso de um envelope, num guardanapo ou num papel de carta de onde estivessem. Esses escritos, entre eles vários rascunhos e versões revisadas, propiciam uma visão única e íntima do marcante processo criativo dos maiores compositores de música popular de todos os tempos: o que eles pensavam, como mudavam de ideia e de que maneira realizavam letras de músicas hoje conhecidas em todo o mundo.
Cada música é considerada aqui em seu contexto: o que os Beatles estavam fazendo naquele momento, como compuseram e gravaram a faixa, como a primeira versão difere da finalmente gravada. Quase todas as canções dos Beatles têm uma grande história por trás delas, de “Yesterday” e “Eleanor Rigby” a “Yellow Submarine”. Embarque nesta viagem aos bastidores destas obras-primas do pop.
Hunter Davies é autor de mais de quarenta livros, entre romances, histórias para crianças e obras sobre viagens, história social e esporte. Escreveu diversas biografias – incluindo a única biografia autorizada dos Beatles – THE BEATLES, lançada no ano passado – 69 pilas. Editou ainda As cartas de John Lennon (livro publicado no Brasil também pela Editora Planeta). Como jornalista, trabalhou no Sunday Times por muitos anos, e também na revista Punch e no jornal The Guardian. R$ 59,00.

3 comentários:

João Carlos disse...

Sei que o Edu tem. Então o amigo poderia nos aconselhar.

Edu disse...

Pode deixar que assim que eu terminar, deixo minhas impressões.

Valdir Junior disse...

Eu aqui fico no aguardo da resenha Edu. De qualquer forma esse livro já encabeça a minha lista de próximas compras.