terça-feira, 23 de agosto de 2016

NUTOPIA - MAIS UM SONHO DE JOHN LENNON?

Sonho não. Mas sim um delírio cínico e sarcástico de John Lennon. Os Lennons foram embaixadores do país, procurando (criativamente, embora sem sucesso) a imunidade diplomática, para acabar assim com seus problemas com a imigração.
No Dia da Mentira - 1º de abril de 1973, John e Yoko apresentaram o país conceitual de Nutopia numa conferência de imprensa em Nova York. Sentado em uma mesa com Yoko e Leon Wildes, Lennon disse que o motivo daquela reunião era anunciar a criação de um país, NUTOPIA, do qual eles eram os primeiros embaixadores. Ato contínuo, leu a “Carta de NUTOPIA”, que, segundo disse, lhe garantia a imunidade diplomática contra futuros processos de deportação:

Anunciamos o nascimento de um país conceitual, NUTOPIA. Para se obter a cidadania de NUTOPIA basta reconhecer sua existência. NUTOPIA não tem terra, não tem fronteiras e nem passaportes, apenas as pessoas. NUTOPIA não tem outras leis além das leis cósmicas. Todas as pessoas de NUTOPIA são embaixadores do país. Como dois embaixadores de NUTOPIA, pedimos a imunidade diplomática e reconhecimento nas Nações Unidas de nosso país e seu povo. 

A bandeira de Nutopia tem apenas uma cor: branco . Alguns criticaram esta associação com a rendição, mas Lennon e Ono defenderam a associação, dizendo que somente através da entrega e compromisso poderia-se alcançar a paz.
O selo de Nutopia foi desenhado pelo próprio Lennon e mostra a imagem de uma foca . Uma placa gravada com as palavras " NUTOPIAN EMBASSY” foi devidamente instalada na entrada de sua casa. Lennon concluiu a encenação acenando um lenço branco - a bandeira de Nutopia -, um gesto de rendição que era, em grande parte, mas não totalmente, uma brincadeira.

4 comentários:

Marcelennon disse...

Cada uma, viu... Sem comentários para isso...

João Carlos disse...

Lennon adorava fustigar. É isso. O velho John Lennon.

Valdir Junior disse...

Espirito de uma época. Mas piada mesmo é o inclusão do hino da Utopia na Mind Games. Coisas de Lennon...& Yoko

joelma disse...

Gosto demais de Mind Games.

Mas essa outra aí é coisa de louco mesmo.