segunda-feira, 29 de agosto de 2016

THE BEATLES – BESAME MUCHO - CHA-CHA BOOM!


O bolerão romântico “Besame Mucho” foi escrito em 1940 pela cantora, pianista e compositora mexicana Consuelo Velázquez (1916 – 2005) e gravada pela primeira vez por Emilio Tuero. A música ganhou o mundo quando a partir de 1944 foi traduzida pelo compositor e cantor americano Sunny Skylar e tornou-se um sucesso internacional após a sua aparição no filme “Follow The Boys”.

Nos anos 1950 e início dos anos 60, o custo de registros em discos era bem caro e os Beatles saquearam as coleções de música de amigos, parentes e colegas sempre que podiam. Dessa forma, uma versão de The Coasters para Besame Mucho em 1960 caiu nas mãos de Paul McCartney, e rapidamente se tornou uma de suas favoritas e assim entrou no repertório dos Beatles em 1961, permanecendo por cerca de um ano. McCartney adotou um estilo vocal latino adequado para a música que mostrava sua versatilidade como cantor. O grupo gravou pela primeira vez Besame Mucho em sua malfadada audição para a Decca em 1 de janeiro de 1962; uma versão ao vivo foi gravada 12 meses mais tarde na véspera de ano novo no Star-Club, em Hamburgo. Os Beatles gravaram Besame Mucho, em sua primeira sessão da EMI em 6 de junho de 1962, com Pete Best na bateria. Essa gravação foi redescoberta na década de 1980, e aparece no Anthology 1 de 1995. Os Beatles ainda gravaram Besame Mucho uma última vez. Em 29 de janeiro de 1969 eles tocaram a música durante as sessões de Get Back que virou Let It Be. Besame Mucho aparece no filme. Consuelo Velázquez morreu aos 96 anos em 2005.
 

3 comentários:

Marcelennon disse...

Ainda bem que eles pararam com isso por ali mesmo... Deus que me livre!

João Carlos disse...

A compositora apareceu no SS. Interessante que eles tocavam bem apressadinho.

Valdir Junior disse...

Realmente a versatilidade de cantor e interprete do Paul é que se destaca nessa musica. Acho que era bem o espirito daquele inicio dos anos 60 musicas assim, com uma levada latina.