sábado, 26 de outubro de 2019

PAUL McCARTNEY - MANDE MINHAS LEMBRANÇAS PARA BROADSTREET


Mesmo na época, eu gostei. Assisti várias vezes pelos cinemas onde passou. Certa vez, “Mande Minhas Lembranças para Broadstreet” seria exibido em um cinema em Sobradinho, cidade satélite de Brasília. Fomos eu e meu saudoso e querido amigo João Neiva. Chegada a hora da sessão, um senhor veio dizer que não ia ligar o cinema somente para nós dois. Essa foi de doer! A crítica acabou com o filme. O fracasso de “Give My Regards to Broad Street” pode ser comparado ao de “Magical Mystery Tour”. Dois filmes com uma excelente trilha sonora e sem conteúdo. “Broad Street" conta a história do desaparecimento de uma fita com canções que seriam usadas em um novo álbum de Paul McCartney. O grande suspeito é um funcionário que também desapareceu. Embora massacrado, "Broad Street" trazia momentos maravilhosos. Um presente para os Beatlemaníacos - além da fantástica seleção das músicas.
"Give My Regards to Broad Street" é o nome do 13º álbum da carreira solo de Paul McCartney, que traz a trilha sonora do filme homônimo realizado em 1984. Descrito por McCartney como um álbum difícil de fazer, "Broad Street" trazia a canção "No more Lonely nights" como carro-chefe, um dos maiores sucessos da carreira de Paul. "Nights" contou com a participação especial na guitarra solo de David Gilmour (Pink Floyd).
A maioria das canções são regravações de músicas de Paul lançadas anteriormente com os Beatles e com o Wings. O álbum com a trilha sonora original do filme foi lançado em 22 de outubro de 1984. O LP incluía 14 faixas, das quais 3 são novas músicas e 11 são músicas antigas com uma nova orquestração. Mais uma vez, Paul convidou vários músicos especiais para gravar "Broad Street". Entre eles, Ringo Starr, Dave Edmunds, Chris Spedding, Eric Stewart, David Gilmour, John Paul Jones e alguns músicos da banda Toto. George Martin também ajudou, principalmente para gerenciar a nova orquestração das músicas e, naturalmente para produzir o álbum.
"No More Lonely Nights" abre o álbum. David Gilmour faz um sensacional solo de guitarra e em seguida vem uma série de covers dos Beatles. A primeira é Good Day Sunshine de Revolver de 1966, com todos os instrumentos executados por Paul, exceto o piano que é tocado por George Martin. É seguido por "Corridor Music", uma canção instrumental. Em seguida vem Yesterday, do álbum Help! de 1965, com o apoio de uma orquestra. "Yesterday" é seguida, sem qualquer interrupção por "Here, There and Everywhere", também do Revolver e Wanderlust, do álbum Tug of War de 1982. Segue-se outro título deste mesmo álbum, "Ballroom Dancing", habilmente reforçada pelas guitarras de Chris Spedding e Dave Edmunds.
Paul regressa à fase com o Wings com um cover de "Silly Love Songs" do álbum Wings at Speed Sound de 1976. Esta versão é reforçada por uma forte e poderosa linha de baixo e um ritmo ainda mais jazzy, sendo considerado por muitos como melhor que a obra original.
A 8ª faixa é a segunda nova canção do álbum, "Not Such a Bad Boy", um rockão bem alegre e em ritmo acelerado com Ringo na bateria, Chris Spedding e Dave Edmunds nas guitarras. Segue-se "So Bad", do álbum Pipes of Peace de 1983 com Ringo na bateria, e Eric Stewart na guitarra. Uma bela performance para esta grande balada. A terceira nova composição "No Values", um forte rock realizado por Paul cantando com sua voz áspera. Segue-se duas obras-primas do tempo dos Beatles, "For No One" e "Eleanor Rigby" de Revolver, ambas  muito bem orquestradas contando com a contribuição de um quarteto de cordas. "Eleanor Rigby" é diretamente seguida por um instrumental intitulado "Eleanor's Dream", que é uma variação sinfônica sobre o tema anterior.

A próxima música é a oportunidade de Paul de rever sua belíssima "The Long And Winding Road". Todos sabem que Paul nunca gostou do trabalho feito por Phil Spector, no álbum "Let It Be". Essa nova versão é uma agradável interpretação apoiada por uma grande orquestração e por um excelente solo de saxofone.

A última faixa do álbum é uma reprise de "No More Lonely Nights". Este "playout" é tocado com um ritmo mais rápido do que o utilizado para a primeira faixa. É uma versão mais jazzy e dançante que a original. A faixa bônus "Good Night Princess", uma trilha instrumental composta por Paul, foi incluída na trilha sonora na versão CD em seu relançamento em 1993 na série The Paul McCartney Collection. Com esta faixa, Paul exibe mais uma vez, o seu gosto pela música dos anos 30 e consegue uma bela composição com orquestração de trompete, sax, clarinete, piano e violino.
O filme “Mande Minhas Lembranças para Broadstreet” foi lançado em 23 de outubro de 1984. Paul McCartney escreveu e estrelou o filme, que contava também com a presença de Ringo Starr. No enredo, Paul tinha uma fita master do seu último disco roubada e, enquanto os personagens procuravam pela tal fita, era feita uma série de rearranjos para suas músicas – tanto da sua carreira solo quanto do tempo dos Beatles. Estrelado por Linda McCartney, Ringo Starr, Barbara Bach, Bryan Brown, Ralph Richardson e Tracey Ullman. "Give My Regards To Broad Street" foi lançado no outono de 1984 e se tornou um dos maiores fiascos da carreira de McCartney. Nem críticos nem fãs entenderam bem o que Paul queria com tudo aquilo. O filme não se encaixa nas habituais regras de produção, não tem roteiro e mais parece um grande videoclipe, em vez de uma sequência de fatos estruturados. Um bom destaque é a estética das cenas altamente criativas e visualmente inovadoras.

Nenhum comentário: