segunda-feira, 31 de julho de 2023

HELTER SKELTER - 2004 - OUTRO FILME SOBRE MANSON


Helter Skelter (2004) é mais um filme produzido nos Estados Unidos sobre os crimes da "família" Manson. Co-escrito por Vincent Bugliosi e Curt Gentry e dirigido por John Gray, neste longa-metragem produzido para a TV norte-americana, o caso mais chocante e marcante de serial killers que aconteceu nos EUA na década de 60 é reconstituído com roteiro baseado no livro escrito por Vincent Bugliosi, centrada nas investigações que levaram o psicopata Charles Manson a justiça e à condenação.
Linda Kasabian (Clea DuVall) é uma jovem mulher que tem uma pequena filha,
Tanya. Sem ter para onde ir, ela acaba indo viver com Charles Manson (Jeremy Davies) e sua "família". Logo ao chegar Linda é separada da filha, pois uma das regras impostas por 'Charlie' é que todas as crianças ficassem juntas e longe dos pais. Sem opção, Linda aceita esta situação. Logo ela constataria, para seu desespero, que este era o menor dos problemas, pois os membros da "família", orientados por Manson, cometiam brutais assassinatos. As vítimas eram desconhecidos, mas na visão ensandecida de Manson o que faziam era algo positivo. Os integrantes da "família" se divertiam em executar pessoas, mas aquele ritual para Linda era inaceitável, sendo doloroso para ela ser obrigada a participar destes acontecimentos com "Tex" Watson (Eric Dane), Susan "Sadie" Atkins (Marguerite Moreau), Patricia Krenwinkel (Allison Smith), "Squeaky" Fromme (Mary Lynn Rajskub) e Bobby Beausoleil (Michael Weston). A vida de Linda, como as dos outros membros do grupo, gira ao redor de Manson, que está desesperado em gravar seu disco e também frustrado com o progresso lento que está sendo obtido por seu protetor, Dennis Wilson (Christopher Jacobs), o baterista dos Beach Boys. Sempre deixando implícito que era Jesus Cristo reencarnado, Manson era compositor e através de sua música plantava ideias sobre o Armagedon e afirmava que recebia mensagens sobre o fim do mundo através dos Beatles, os quais acreditava que seriam os quatros cavaleiros do apocalipse. Manson estava certo que uma guerra internacional entre brancos e negros aconteceria em razão dos assassinatos cometidos por sua "família", pois ele tentava fazer parecer que os crimes foram cometidos por negros - aos quais detestava -, o que faria com que os brancos quisessem acabar com os negros.
Sharon Tate, atriz, esposa do cineasta Roman Polanski e em estado final de gravidez, foi morta com dezesseis facadas, cinco das quais seriam, mesmo isoladamente fatais; Jay Sebring, famoso cabeleireiro de celebridades, foi morto com sete facadas e um tiro; Abigail Folger, herdeira da fortuna do café Folger, foi morta com 28 facadas; Voytek Frykowski, marido de Abigail, foi morto com dois tiros, treze golpes na cabeça feitos por um objeto rombudo e 51 facadas; Steven Parent, humilde jovem de 18 anos que foi visitar o caseiro com o intuito de vender um aparelho de som, foi morto com uma facada e quatro tiros.
"Helter Skelter" é a famosa canção dos Beatles, composta por Paul McCartney, creditada à dupla Lennon & McCartney, e lançada no álbum The Beatles o "Álbum Branco" de 1968. É conhecida mundialmente por ser o rockão mais pesado já gravado por eles! O livro que deu base ao roteiro deste filme já havia sido adaptado em 1976, com um outro filme também intitulado Helter Skelter.

Em 1971, Charles Manson foi condenado por assassinato em primeiro grau e conspiração para cometer assassinato pela morte de sete pessoas. Manson também foi condenado por assassinato em primeiro grau pelas mortes de Gary Hinman e Donald SheaFoi decretada pena de morte, mas devido a uma alteração nas leis da Califórnia que aboliu este tipo de condenação sua sentença foi alterada para prisão perpétua. Morreu na cadeia em 19 de novembro de 2017, devido a uma parada cardíaca em decorrência de complicações de um câncer no colorretal.
Quem quiser, pode ver o filme completo, dublado AQUI.

Nenhum comentário: