quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

GEORGE HARRISON - CONCERT FOR BANGLADESH




No dia 1º de agosto de 1971 aconteceu o Concerto Para Bangladesh, primeiro grande evento beneficente da história do rock, realizado para angariar fundos que seriam destinados às vítimas da miséria na Índia. Organizado pelo ex-beatle George Harrison, o espetáculo aconteceu no Madison Square Garden, em Nova York.
O show teve enorme repercussão de mídia e muitos problemas envolvendo principalmente seu lançamento em disco. Ocorre que a Capitol, distribuidora da Apple, gravadora dos Beatles, queria lançar o álbum triplo por ter George Harrison sob contrato. Mas a outra grande atração do concerto foi Bob Dylan, do cast da Columbia. Esta então passou a reivindicar os direitos de lançamento. A pendência se arrastou por longos meses, sendo vencida pela EMI, proprietária da Capitol.
O espetáculo chegou a sair em vídeo e depois em DVD em edição não autorizada. Chega agora a versão definitiva, em DVD duplo. O primeiro disco traz o show completo, que foi exibido nos cinemas como um documentário dirigido por Saul Swimmer. O segundo vem com um documentário recente sobre a história do Concerto Para Bangladesh, números musicais gravados durante a passagem de som e o show vespertino – na verdade, aconteceram dois espetáculos, à tarde e à noite –, e o making of do filme e do disco, com depoimentos dos profissionais envolvidos.
Além de George Harrison e Bob Dylan, participaram Ringo Starr, Billy Preston, Leon Russell, Ravi Shankar, Eric Clapton e a superbanda Badfinger. Entre as canções, My Sweet Lord, It Don’t Come Easy, Beware Of Darkness, While My Guitar Gently Weeps, Jumpin’ Jack Flash, Here Comes The Sun, A Hard Rains’A Gonna Fall, Blowin’ In The Wind e Something. O ponto mais alto do show é o final, na útima canção: George se emociona, tira a guitarra e deixa o palco ovacionado. Os músicos continuam quebrando o cacete, meio sem saber o que deviam fazer. O áudio e o vídeo foram remasterizados digitalmente. Um dos mais importantes momentos da história do pop/rock, felizmente resgatado.
Valeu velho George. HARE KRISHNA!

Nenhum comentário: