terça-feira, 16 de agosto de 2011

ODAIR JOSÉ - EU QUERIA SER JOHN LENNON

O Baú do Edu pede licença aos mais radicais para homenagear um dos maiores artistas do Brasil no chamado "universo brega" (hoje, cult) dos anos 1970.
Quem já quis ser John Lennon? Odair José, já! A canção "Eu Queria Ser John Lennon" começa com o verso confessional e matador de quem está sendo desprezado pelo seu amor: "Eu queria ser John Lennon um minuto só para ficar no toca-discos e você me ouvir". Lançada no disco "Assim sou Eu" de 1972, a pérola faz referência direta do sucesso "Imagine" de John Lennon, que estourou nas rádios lançada um ano antes. Recentemente foi regravada no disco Tributo a Odair José, um revival de sucessos do artista interpretados por cantores de peso da MPB como Zeca Baleiro, Pato Fu, Paulo Miklos entre outros. Admirado por diversos artistas como Caetano Veloso com quem já fez dueto em "Eu vou Tirar você desse Lugar" Odair já tem seu lugar registrado no panteão dos compositores nacionais desde que foi referenciado por Rita Lee no hit "Arrombou a Festa". O auge foram os anos 70 onde ele pode exercer toda sua verve poética ao som de seu violão destilando versos em assuntos polêmicos e outros tabus da sociedade brasileira, tendo que driblar por diversas vezes a censura imposta pela ditadura militar. Odair José de Araújo nasceu em Morrinhos, Goiás, no dia 16 de agosto de 1948. 
Odair José foi casado com a Cantora Diana, com quem teve uma filha, Clarice, mas logo se separaram, após uma relação conturbada. De volta à mídia desde o final da década de 1990, Odair José continua fazendo jus ao estilo musical que o trouxe as paradas de sucesso. Foi tema em 2009 de um episódio de O Estranho Mundo de Zé do Caixão, um programa de entrevistas exibido pelo Canal Brasil, apresentado por José Mojica Marins.
Odair José, aos 62 anos é um cara tranquilo e gente boa. Tive o privilégio de conhecê-lo uma vez, em 1995 num vôo para Montes Claros onde ele tem uma fazenda. Muito simpático, humilde e atencioso, ele me presenteou com o CD autografado "As Minhas Canções". Em retribuição, prometi que um dia faria uma bela homenagem ao seu trabalho. Acho que cumpri a promessa. Valeu, Odair, Obrigado e aquele abraço do Edu do Baú!

8 comentários:

Valdir Junior disse...

Apesar de não conhecer muito as musicas dele , respeito muito todo o trabalho dele.

João Carlos disse...

No gogó gugu! Odair era autêntico.Não predentida ser masi do que era e sua modesta o levou à admiração de muita gente.E seus concorrentes no estilo,nunca chegaram perto de sua competência.O Baú sabe o que diz!

Aly disse...

Odair José merce respeito de todos da música. Merece estar aqui aqui e faz jus a tudo o que conquistou em sua carreira de sucesso. Segue ai o imperdível dueto com Caetano: Eu vou tirar você desse lugar - http://www.youtube.com/watch?v=eK5nqrQx-kk&feature=player_embedded

Anônimo disse...

Confesso que nunca vi coisa mais brega! Esse blog é brega demais! Sem comentários!

Edu disse...

É, sim!

Soffy disse...

Ele lembra o Harrison!

Edu disse...

Rsrsrsrsrs... É MESMO!

Marco disse...

Valeu Edu. O Baú sabe de quem fala e tem propriedade para isso. O Odair já foi pop e o pop é do baú. Quem nunca ouviu "pare de tomar a pílula?".

Aí, Anônimom respeite o blog. Eu sei quem é você. Vou te pegar na saída, cara.