quarta-feira, 12 de março de 2014

THE BEATLES - THE CONTINUING STORY OF BUNGALOW BILL

Bungalow Bill, diz a letra, foi caçar tigre com seu elefante e sua arma. Em caso de acidentes, ele sempre levava a mãe. Escrita por John na índia, a música conta a história verídica de Richard Cooke III, um jovem universitário americano que foi visitar a mãe, Nancy, no curso em Rishikesh na mesma época que os Beatles estavam lá. John descreveu Bungalow Bill como o clássico americano saxão tei¬moso e filhinho da mamãe, e Cooke concorda que era uma descrição correta dele na época em que conheceu os Beatles. Cooke tinha mais de1,80m, vestia branco e cortava o cabelo feito reco. "Os outros Beatles foram muito legais comigo, mas John estava sempre distante", ele conta. Eles eram a síntese da contracultura, e eu era o bom moço americano, o típico atleta universitário. Não havia muito para nos conectar. A caça ao tigre a que a canção se refere aconteceu a três horas de Rishikesh. Cooke e sua mãe viajaram de elefante e depois se esconde¬ram em uma árvore sobre uma plataforma de madeira para esperar a chegada do tigre. "Rik ficou sentado, e eu fiquei em pé ao lado dele. Não demorou muito até eu ver um vulto preto e amarelo. Dei um grito, Rik virou e deu um tiro que atravessou a orelha do tigre", Nancy recorda.
"Foi bem emocionante atirar em um tigre, mas o texano que organizou a caça veio até mim e disse 'você atirou, mas não diga uma palavra. Até onde o mundo sabe, você não atirou nesse tigre'. Ele queria voltar para casa com a pele e as garras como trofeu", relembra Cooke. Foi quando eles chegaram ao ashram que Cooke começou a sentir remorso e questionar se matar o animal traria um 'carma ruim'. Ele e a mãe tiveram um encontro com o Maharishi, do qual John e Paul também participaram. "Eles estavam lá por acaso quando tive essa conversa com o Maharishi. Minha mãe é uma pessoa muito falante e estava contando animadamente sobre a morte do tigre. O Maharishi parecia bastante consternado que uma seguidora sua pudesse sair e fazer algo assim. Foi a única vez que eu o vi quase bravo", conta Cooke. "Rik disse que estava se sentindo mal por causa daquilo e achava que nunca mais ia matar um animal. O Maharishi disse 'você teve o desejo, Rik, e agora não tem mais?'. Então John perguntou 'você não acha que isso é destruir a vida?', e eu disse 'éramos nós ou o tigre. Ele estava pulando exatamente onde nós estávamos'", diz Nancy. Bungalow Bill era uma alusão a Buffalo Bill, o nome artístico do cowboy americano William Frederick Cody (1846-1917), que, no pós-guerra, virou herói de uma história em quadrinhos para jovens.Tornou-se "Bungalow" porque toda acomodação em Rishikesh era em bangalôs. lan MacDonald comenta em Revolution In The Head que a música parece ser baseada em "Stay As Sweet AsYou Are", que foi escrita por Mack Gordon e Henry Revel e foi usada no filme de 1934 Colkge Rhytlim. Cooke não sabia nada sobre "Bungalow Bill" até começar a receber cartões-postais dizendo "Hey Bungalow Bill. What did you kill?" dos amigos, que o reconheceram na música. Hoje, ele se divide entre o Havaí e o Oregon e trabalha como fotógrafo para a revista National Geojraphic. Sua mãe, Nancy, vive em Beverly Hills, Califórnia.
A música é aberta com um solo de violão no estilo flamenco, criado por um teclado Mellotron e que fecha a música anterior, “Wild Honey Pie”, seguido por um refrão, cantado pelos Beatles, a então esposa de Ringo, Maureen, e Yoko Ono (esta última sendo a única voz feminina em gravação dos Beatles a cantar uma linha inteira). “The Continuing Story Of Bungalow Bill” foi gravada no Abbey Road Studios, em 8 de outubro de 1968 e foi completado com a inclusão de todos os overdubs nessa mesma sessão. Os Beatles também completaram a canção composta por Lennon, “I'm So Tired” durante a mesma sessão de gravação. Participaram da gravação: John Lennon – vocal, violão, órgão; George Harrison – violão, backing vocal; Paul McCartney –baixo, backing vocal; Ringo Starr – bateria, backing vocal, tamborim; Chris Thomas – mellotron; Yoko Ono – vocal, backing vocal; Maureen Starkey – backing vocal.

3 comentários:

Edu disse...

Se acontecesse hoje em dia, o jovem Richard estava no sal!

Valdir Junior disse...

Sempre achei essa uma das musicas mais doidas do John !!!

João Carlos disse...

Interessante é como tudo virava música na cabeça de Lennon.