quinta-feira, 22 de maio de 2014

LINHA NA ROCA, LINHA NA PAUTA - MARIA ARACY BONFIM

A minha querida prima e amiga Maria Aracy Bonfim é uma destas inteligências de cepa maranhense, que mais dialogam com a vivacidade de quem a conhece. Professora do Departamento de Letras da Universidade Federal do Maranhão, Aracy estudou Literatura e Práticas Sociais na Universidade de Brasília (UNB). A pequena de sorriso largo leva adiante, com alegria que foge à sisudez intelectual, o legado intelectual da mãe, a professora universitária Núbia Bonfim, tendo crescido em um ambiente fértil para a sensibilidade interior. Ela lançou ontem (21), aqui em Brasília, no Sebinho Café e Bistrô (Asa Norte), às 18h30, o livro “Linha na Roca, Linha na Pauta – O tecer da memória na obra O Tempo e o Vento, de Érico Veríssimo”. A obra resulta da tese de doutorado apresentada à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Em Florianópolis, o lançamento está agendado para o dia 27/05, na UFSC e, somente em seguida, será feito em São Luís. Com um peso ainda maior do que a nota da banca examinadora, Aracy Bonfim, publica uma obra com a preciosa aprovação do herdeiro do escritor Érico Veríssimo, um dos cronistas mais lidos do Brasil, Luis Fernando Veríssimo, devidamente emoldurada na contra capa da publicação. Confiram:
Maria Aracy Bonfim é professora do Departamento de Letras da Universidade Federal do Maranhão, mestre em Literatura Brasileira pela Universidade de Brasília, especialista em Inglês como Língua Estrangeira pelo UniCeuma. Graduada em Letras e Turismo pela Universidade Federal do Maranhão. Integra o Grupo de Pesquisa Estudos Osmanianos: arquivo, obra, campo literário, vinculado ao CNPq e coordenado pela Profª Drª Elizabeth de Andrade Lima Hazin. Atualmente cursa doutorado em Literatura na Universidade de Brasília.

5 comentários:

Valdir Junior disse...

Fiquei interessado no livro , Edu !!
Por favor me passa um contato !!

Edu disse...

Val: eu mando um pra você!!! Abração!

João Carlos disse...

Muito já se falou da obra de Érico Veríssimo. Mas quando uma nordestina lá do outro lado, quase oceânico, do Rio Grande,recebe as bençãos do genial LF Veríssimo, a obra torna-se indiscutivelmente fundamental.

Murilo Pedreira disse...

Legal, eu também sou graduado em Letras...

Fábio Simão disse...

Fico muito feliz quando se consegue se escrever um livro e publicá-lo, mesmo com tanta dificuldade que envolve este processo. Parabéns para a Maria Aracy Bonfim.