domingo, 11 de maio de 2014

LIVERPOOL - A VERDADEIRA TERRA SANTA

Liverpool é uma cidade do condado de Merseyside, localizado no noroeste da Inglaterra, Reino Unido, no lado norte do estuário do Mersey. A cidade está localizada no extremo sudoeste do condado tradicional de Lancashire. Em 29 de agosto de 1207, o Rei John Feris teve o alvará que transformava a pequena vila de pescadores de Liverpool em município livre; um segundo alvará, outorgado por Henrique IIIem 1229, concedeu aos mercadores o direito de comércio sem necessidade de pagar taxas governamentais, nascendo assim o porto de Liverpool. Foi na fase final do reinado de Elizabeth I, na época do comércio com o novo mundo, que o porto da cidade se tornou a principal porta para o novo mundo. A grande peste de 1664 e o grande incêndio de 1666 em Londres fez com que muitos mercadores se mudassem para Liverpool e o porto prosperou. Liverpool durante a Segunda Guerra Mundial sofreu terríveis ataques aéreos.
Nos esportes, O Everton FC e o Liverpool F.C., fazem um dos clássicos de futebol mais antigos do mundo.
Liverpool também foi porto para transatlânticos como o RMS Titanic que de lá partiu para sua fatídica viagem rumo à America. A cidade também ficou famosa, principalmente, por ser o berço dos quatro integrantes dos Beatles.
Tal como acontece em outras grandes cidades britânicas, Liverpool tem uma população grande e diversificada. No Censo de 2001 do Reino Unido a população registrada de Liverpool foi de 441.900, o que torna a sexta maior no Reino Unido (este valor inclui apenas as áreas oficialmente dentro dos limites da cidade). A População do Liverpool atingiu o pico em 1930 com 846.101 registrados no censo de 1931. Desde então, a cidade tem experimentado um crescimento negativo da população a cada década, no auge com mais de 100.000 pessoas deixando a cidade entre1971 e 1981. Entre 2001 e 2006 experimentou a nona maior diminuição populacional do Reino Unido, embora tenha sido dito que a população total da cidade está agora se estabilizando depois do rápido declínio na década de 1980 e 1990. Bem como em muitas cidades a população de Liverpool é mais jovem do que a da Inglaterra com 42,3 % de sua população com idade inferior a 30 anos. Em comparação com a média do país de 37,4%. 65,1% da população está em idade de trabalhar.
Liverpool é o lar da comunidade negra mais antiga da Grã-Bretanha. A cidade também contém a mais antiga comunidade chinesa na Europa, os primeiros moradores da Chinatown da cidade chegaram como marinheiros no século XIX. O gateway na Chinatown de Liverpool é também a maior porta de entrada fora da China. A cidade também é conhecida por suas grandes populações irlandesa e galesa. Em 1813, 10% da população do Liverpool eram galeses, na sequência do início da Grande Fome dois milhões de irlandeses migraram para Liverpool, em uma década, muitos deles partindo posteriormente para os Estados Unidos. Em 1851, mais de 20% da população de Liverpool era de irlandeses.
O Papel da cidade como um importante porto no Império Britânico fez com que a cidade possuisse diversos edifícios históricos. Existem mais de 2.500 edifícios registrados em Liverpool, cidade que só perde para Londres no número de edifícios. Liverpool é também descrita pelo Patrimônio Inglês como a mais bela cidade da Inglaterra. Em 2004, a zona portuária de Liverpool foi declarada como Patrimônio Mundial pela UNESCO. As docas são fundamentais para a história do Liverpool.O Liverbird e internacionalmente reconhecido como o símbolo da cidade de Liverpool. No edificio Royal Liver Building, de 50 metros de altura encontra-se as estátuas de dois liverbirds com suas asas desafiantes que representam o espírito indomável do povo da cidade. Um deles aponta para o mar e o outro para a cidade.
Liverpool é uma grande cidade no ponto de vista artístico. No Walker Art Gallery são exibidas várias pinturas do período anterior ao século XX. A cidade ainda conta com uma grande biblioteca fundada em 1852. A Bienal de Liverpool é a única bienal de arte contemporânea no Reino Unido, é um festival que tem três áreas de exposição: The International, The Independent, Bloomberg New Contemporaries e muitos outros eventos culturais a ela associados. Acontece entre setembro e novembro.
A cidade abriga a Royal Liverpool Philharmonic Orchestra, uma das mais importantes e famosas orquestras da Inglaterra.Em 2003 Liverpool recebeu o título de Capital Europeia da Cultura para 2008, iniciaram-se uma série de obras para a remodelação da cidade que têm visto um investimento total de 750 milhões de libras.

8 comentários:

LSelem disse...

Estive lá pela primeira vez no ano passado... Foi incrível!! O mais incrível mesmo é o Cavern... quero voltar!!

Matheus Felizari disse...

Ainda sonho em ir para lá, espero um dia realizar isso (:

Murilo Pedreira disse...

E pensar que,depois de 20 anos, o Liverpool perdeu um campeonato quase garantido...rsrs

Arleide Souza disse...

Um dia eu estarei lá. Aliás Edu, M.A. Malagoli, o dono de outro site que acompanho organiza viagens, em grupo, para a terra dos rapazes. Você 2 têm alguma relação? Se conhecem?

Pedro RBC disse...

Só não consigo aceitar o fato de que o Cavern foi demolido para a construção de uma subestação elétrica!

Arleide Souza disse...

Ringão sendo profundo tb!

Murilo Pedreira disse...

Apesar de tantas referências, aposto que Beatles é a primeira coisa que vem à cabeça quando se ouve o nome Liverpool...

depaula disse...

É, o Cavern foi demolido, mas reconstruído na mesma rua, mantendo o clima. Enquanto na minha cidade jogam tudo no chão e fica por isso mesmo.