quarta-feira, 18 de junho de 2014

HAPPY BIRTHDAY, SIR PAUL McCARTNEY!


O século XX passou bem rápido. O século XXI está sendo mais rápido ainda. Agora já é 2014. Há 52 anos, os Beatles entravam no estúdio para gravar “Love Me Do” e começarem a mudar o mundo. E esse mundo mudou muito. Para o bem e para o mal. Nesses 52, mais de 40 depois do seu fim, os Beatles continuam a nos mostrar o caminho. O caminho do bem, de ser bom, de procurar fazer o melhor. De ser feliz, viver em paz e ouvir música boa. E, se existe um responsável por isso, pela continuação do sonho e da magia, o nome dele é James Paul McCartney, filho mais velho de Mary e Jim, nascido em Liverpool. Hoje, Sir, gênio, homem, o Beatle, o ex-Beatle, o bom menino, o bom marido, o bom pai, bom amigo e o músico extraordinário Paul McCartney completa 72 anos de uma vida absolutamente abençoada e iluminada responsável pela felicidade de mais de 1 bilhão de pessoas. Não é exagero.

Em mais de cinco décadas de carreira, Paul McCartney colecionou todos os recordes. Segundo o Guiness, são 60 discos de ouro (entre 45 discos lançados) e 100 milhões de álbuns e singles vendidos. Paul emplacou nada menos do que 32 singles no 1º lugar da Billboard. Dificilmente haverá outro artista capaz de carregar números tão altos. Talvez seja impossível saber ao certo quantas bandas covers dos Beatles existem no mundo, mas estima-se que sua Yesterday – o único grande sucesso dos Beatles escrito por Paul, segundo John Lennon em sua canção anti-McCartney How do you sleep – já recebeu em torno de 2.200 versões. E mais de 7 milhões de execuções somente nas rádios e emissoras de TV dos Estados Unidos.

Aos 72 anos de idade, mais de meio século de carreira e ultraexposição, Paul McCartney continua sendo uma esfinge à espera de quem a decifre. Roqueiro de origem, ele flerta com o vaudeville, compôs algumas das mais marcantes baladas — inclusive Yesterday, a música mais vezes gravada no mundo — e ainda tem fôlego para experiências sonoras radicais e para compor peças eruditas. Na vida pessoal, Paul era tido como o bonitinho entre os Beatles, mas sabe-se que nunca foi uma flor: foi pego por porte de drogas, acusado de agredir a ex-mulher e de ser um patrão intragável. Ainda assim, mantém a reputação intacta, mesmo quando anuncia que parou de fumar maconha para não dar mau exemplo à filha de 9 anos. Podia estar recolhido, contando histórias aos netos em volta da lareira. Recentemente, fez concessão ao lado vovô com o disco Kisses on the bottom, cheio de canções que ele ouvia o pai tocar ao piano, quando criança. Mas anuncia para breve uma nova experiência, bem mais pesada. Quase cinco anos depois de sua incursão com Electric arguments, do Fireman, seu projeto musical paralelo.

Como músico, é autor de algumas das mais inspiradas linhas de contrabaixo ouvidas no rock. Como compositor, gosta de surpreender sobrepondo melodias e explorando novas soluções harmônicas. Como produtor musical, busca sonoridades inusitadas e provocantes. Além de tudo, é um parceiro generoso, buscando cumplicidade em nomes tão díspares quanto Stevie Wonder e Youth (do Killing Joke), ou Elvis Costello e Tony Bennett. E vem provando que é um sobrevivente. E muito mais do que isso.

Paul chega aos 72 anos em plena atividade, com uma jovialidade impressionante. Consagrado como o maior compositor do século XX e o maior artista do planeta Terra. Todos os possíveis candidatos a concorrentes estão mortos ou na fila de espera. Se não fosse Paul, quem seria? Bono Vox? Mick Jagger? Todos passaram. Macca continua mostrando ao mundo, que sonhar ainda é possível. Mais que isso: a sua idade, quem você é, e quanto tempo vai viver aqui, é você quem faz. Quer ser feliz? Sinta o sol brilhar, brilhar. Feliz 72 anos,  amigo Macca. Que venham muitos outros!!!

7 comentários:

Fábio Simão disse...

Apenas suspiros após ler este post. Sir Paul, o maior entre os maiores?

Valdir Junior disse...

Me sinto feliz só por viver na mesma época em que ele ainda esta entre nós e produzindo material de muita qualidade ainda !!!

Paul "É O CARA " !!!!

Edu disse...

Nada se compara. NADA!!!

Arleide Souza disse...

Parabéns, Paul!

Murilo Pedreira disse...

Parabéns, Macca!
Já que sobreviveu aos 64, vamos DIRETO!

João Carlos disse...

E parabéns ao Baú do Edu! Que mantém a chama acesa com textos como este!

Edu disse...

Thanks, bra!