sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

CONVIDADOS ESPECIAIS - THE DOORS - LIGHT MY FIRE - SENSACIONAL


"Light My Fire" é uma canção da banda norte-americana The Doors, que aparece no álbum homônimo de estreia e também lançada como single. Foi gravada em setembro de 1966 e lançada em janeiro de 1967. Atingiu o primeiro lugar na tabela de singles da Billboard daquele ano. "Light My Fire", sem dúvida, o maior sucesso comercial da banda, foi escrita pelo guitarrista Robby Krieger e Jim Morrison, embora nos créditos apareça apenas como "The Doors". Merecidamente.

Numa época em que a banda ainda nem tinha pisado em um estúdio de gravação, Jim Morrison era o único compositor e pediu então aos outros que tentassem compor algumas músicas, pois a gravadora Elektra Records estava interessada em gravar o primeiro álbum, e faltavam mais umas duas músicas para fechar a lista. O guitarrista Robby Krieger então compõe a melodia, a primeira estrofe e o refrão. Morrison gostou e compôs a segunda estrofe, bem mais sombria e fúnebre que a primeira e juntos eles finalizam a letra da música. O tecladista Ray Manzarek inventa então aquela introdução muito doida e aqueles solos eternos e a música ficou com mais de 6 minutos. O presidente da gravadora Jac Holzman disse que se eles encurtassem a música ela seria com toda certeza um sucesso. A princípio os integrantes do Doors reagiram negativamente, mas depois acabaram aceitando e a música passou a ter pouco mais de quatro minutos. E foi nesse formato mais curto que Light my Fire trouxe o estouro da banda no verão de 1967, levando os The Doors para o topo das paradas, e a música se tornou o grande Hit do ano e também daquela geração do fim dos anos 60.

4 comentários:

Manoel Padilha Couto disse...

Faz tempo que queria ver aqui os The Doors que não fosse pilhagem ou malhaçao. O texto merecia mais! Mas valeu assim mesmo!

João Carlos disse...

Claro que The Doors não eram ruins. Mas, não é tudo o que se fala.

Edu disse...

Manoel: The Doors sempre foi revenrenciado por aqui e nunca foi tratado como pilhagem e malhação. Muito pelo contrário. Abração!

Edu disse...

E se faltou texto, escreva e mande. Se ficar legal, rola na hora! eduardobadfinger@gmail.com