quarta-feira, 19 de agosto de 2015

RICHARD AVEDON - O OLHO DE QUEM SABE VER

No dia 9 de janeiro de 1968, John apareceu na capa da revista “Look” que publicou uma sessão de fotos feitas por Richard Avedon. Essas fotos foram feitas em agosto de 1967. E aqui, a gente confere novamente a postagem sobre Avedon publicada originalmente em 15 de maio de 2012. Abração!

Se o grande fotógrafo Richard Avedon vivo estivesse, estaria completando 81 anos. Avedon é considerado de forma quase unânime, como dos mais criativos e talentosos artistas do século XX. Nos anos 60, no auge de sua carreira, Avedon fez as clássicas fotografias dos Beatles num período de mutação para a fase adulta.
As belíssimas gravuras dos Beatles psicodélicos, foram criadas por Richard Avedon (Nova Iorque, 15/05/1923 - San Antonio, 1/09/2004). As imagens dos Beatles em 1967 se tornaram as mais famosas de Avedon e contam com cores absurdamente vivas. Essas fotos foram publicadas na edição de 9 de Janeiro de 1968 na revista Look, logo após o lançamento dos álbuns Sgt. Peppers Lonely Heart’s Club Band e Magical Mistery Tour, e apenas alguns meses antes do lançamento do álbum duplo conhecido como White Album. Essas fotos representam cada Beatle de forma muito distinta, como que refletindo através da cor a personalidade de cada um.
 Tanto há quarenta anos como hoje, as personalidades dos Beatles, são conhecidas pelo grande público. Sabendo disso e para servir esse propósito, Avedon faz outra coisa que é rara no seu trabalho, que é utilizar adereços propositados. Assim sendo, a simplicidade de Ringo é representada a duas cores (além do preto e do branco, naturalmente), por um pombo branco pousado na mão do baterista, e um tom de laranja pastel, quase castanho, que lhe ilumina a face e o tronco, deixando um azul inofensivo como a sua expressão, nas sombras que o corpo encobre. George Harrison é apresentado com a mão levantada e pinturas Indianas que remetem para o lado espiritual do jovem Hare Krishna. Já Paul McCartney, é representado através de um azul extremamente claro, sem demasiada saturação, em perfeita harmonia com o lilás que cobre as sombras. Por fim, John Lennon, naquela que é provavelmente a imagem mais emblemática tanto dele como de Avedon, figurando até na capa da sua compilação “Avedon: The Sixties”, está apresentado com quatro cores. O fundo em amarelo vivo define o tom com que a imagem vai contrastar. Os famosos óculos redondos, revelam curvas psicodélicas para reforçar a idéia da controvérsia sempre gerada por John. Parabéns Avedon!

2 comentários:

Fábio Simão disse...

Interessante!

João Carlos disse...

E a gente nunca sabe qual o melhor. Até nisso os caras acertavam no gol.