segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

GEORGE HARRISON - WHEN WE WAS FAB*****


"When We Was Fab" é uma canção de George Harrison, lançada em seu álbum de 1987 Cloud Nine. Também foi o segundo single do álbum, em janeiro de 1988. A letra é uma reflexão nostálgica de Harrison naqueles dias de Beatlemania durante os anos 1960, quando os Beatles foram carinhosamente apelidados como "Fab Four". Harrison co-escreveu a canção com Jeff Lynne, que também co-produziu a faixa. A gravação faz referência ao som psicodélico que os Beatles tinham e popularizaram a partir de 1966, através da utilização de cítara, violoncelo e todos os efeitos possíveis. "When We Was Fab" tem várias semelhanças com músicas como "I Am the Walrus" (1967).

Ringo Starr é a estrela entre os outros músicos especialíssimos que participaram. O single foi acompanhado por um vídeo inovador, dirigido em parceria por Kevin Godley e Lol Creme. "When We Was Fab" também aparece nas compilações "Best of Dark Horse 1976-1989" e "Let It Roll" (2009).

No Reino Unido, "When We Was Fab" chegou ao número 25 no UK Singles Chart e, no Estados Unidos, alcançou a posição número 23 na Billboard Hot 100 singles. Foi a última vez que Harrison apareceu no hit top 40 dos EUA. Também foi o segundo sucesso de George a refletir sobre seus anos como um Beatle - o outro foi "All Those Years Ago"  de 1981. Em 2010, a AOL Radio escolheu "When We Was Fab" como uma das 10 Melhores Canções George Harrison, colocando-a em número 9 na lista. Ringo Starr aparece no vídeo mais de uma vez. Aparecem também Jeff Lynne, Elton John (colocando a moeda no copo) e Neil Aspinall (road manager dos Beatles e assistente pessoal, segurando uma cópia do álbum “Imagine” de John Lennon. Na época, apareceram  muitos boatos de que Paul McCartney aparecia no vídeo usando a roupa de morsa, tocando baixo, com Harrison afirmando em uma entrevista na televisão que era realmente Paul McCartney: “Ele estava tímido naquele dia e se manteve com a máscara da morsa”. O baixista no vídeo tocava como canhoto, assim, dando a entender que era, pelo menos, uma referência a McCartney; No entanto, em uma entrevista de 1995, McCartney disse: "George queria que eu estivesse nele, mas eu não estava disponível, então eu sugeri que ele colocasse outra pessoa na morsa e dissesse a todos que era eu". Aparecem ainda: Paul Simon (empurrando um carrinho) e Ray Cooper. O vídeo recebeu seis indicações ao 
MTV Video Music Awards de 1988, incluindo melhor diretor de arte para Sid Bartholomew.https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEib6xiHZvSSBf7tG4sg3h4Ncc6j9E9Y5gIiOJpIEgTVGVwgducR93bjJCEAZsyrTAR5ybKK6IjRaTCX9OqMk9L8yQ2UvP9ZnrVPkP4PtRzaDbhAhDI280Ehg-ChnD1aQLs8l_4PTGrTsCM/s400/
Participaram da gravação: George Harrison - vocais , acústicos e elétricos guitarras , teclados , backing vocals; Jeff Lynne - guitarra acústica, elétrica, baixo, teclados e backing vocals; Gary Wright – piano; Ringo Starr - bateria; Jim Keltner – bateria; Ray Cooper - percussão e Bobby Kok - cello.

2 comentários:

Joelma disse...

Não sei porque não gostava.
Hoje eu gosto dessa música.
I Love you George.

Duda Barbosa disse...

É meio chata mesmo!