domingo, 24 de dezembro de 2017

THE BEATLES - IT'S ONLY LOVE


Uma das músicas mais legais dos Beatles, com um dos solos vocais mais espetaculares de John Lennon, que sempre pareceu menosprezá-la. "It's Only Love" foi lançada no lado B do disco Help! (que é um álbum quase um greatest hits) em dezembro de 1965, composta por John que a criou como uma faixa animada, cheia das rimas e imagens positivistas. Muitas pessoas acharam que a música não condizia em nada com a personalidade que Lennon já vinha apresentando. A letra descreve como sua garota "ilumina sua noite" e, ainda assim, o deixa nervoso. O problema do cantor é, simplesmente, estar apaixonado. É uma das várias músicas dos Beatles que John dizia que realmente detestava."Sempre tive vergonha dela por causa da letra abominável", ele disse em 1969. Todas as músicas de que John se arrepende de ter escrito foram condenadas por ele, não pela melodia, mas por causa das letras, que lhe pareciam não expressar nenhum sentimento real. Nesse caso, se havia alguma deficiência na canção, pode ter sido resultado da pressão de criar as músicas necessárias tão rapidamente para preencher o disco Help!. "It's Only Love" deve ter sido a primeira (e inocente) incursão de John em uma letra sobre expansão da consciência - a música começa com as palavras "I get high", ou "eu fico doidão". A guitarra solo com som trêmulo é resultado de mais experimentações de George Harrison com o pedal de volume/tom. George Martin e sua orquestra gravaram a composição como uma música instrumental usando o título provisório original de John, "Thats A Nice Hat", mesmo antes de John compor a letra, atestando assim, que a faixa era boa.

2 comentários:

Joelma disse...

Gosto demais acho linda eu acho que expressava sim algo verdadeiro pela sua esposa. Mas naquela época eles tinham que agradar as fãs.
Lembrando também que a Yoķo fez com que ele renegasse tudo do passado dele ao mesmo tempo que se alimentava e ainda se alimenta disso.

Marcelennon disse...

Tirando o refrão, que acho antológico, a letra não está à altura dos melhores trabalhos do Lennon como letrista, mas a melodia... Hummm... Essa é eterna e emociona qualquer um que tenha um par de orelhas em bom estado de funcionamento.
Não me canso de escutar!