sábado, 14 de abril de 2018

HARE KRISHNA! O MANTRA, O MOVIMENTO E O SWAMI QUE COMEÇOU TUDO


"Hare Khrishna! O Mantra, o Movimento e o Swami que começou tudo", premiado documentário do diretor norte-americano John Griesser sobre a trajetória do revolucionário cultural Srila Prabhupada, estreia dia 26 de abril em circuito nacional. O filme retrata a vida de Prabhupada - o Swami indiano de 70 anos de idade, que chegou num cargueiro, sem recursos financeiros ou contatos, em Nova York, em meio à turbulenta década de 1960, e que se tornaria um dos principais agentes de um imenso fenômeno cultural do século XX. "Hare Krishna!" traz arquivos inéditos, gravações de áudio do próprio Prabhupada e entrevistas com seus primeiros seguidores, além de muitos registros dos anos 60 e 70, auge da contracultura. O documentário fez parte do grupo de 170 produções que estavam aptas a concorrer a uma das cinco vagas no Oscar 2018.
O documentário apresenta os bastidores do movimento cultural nascido na cena artística e intelectual, no Bowery de Nova York e na meca hippie de Haight-Ashbury de São Francisco, passando pela beatlemania de Londres. Mostra como George Harrison ajudou a lançar um single com o mantra do movimento Hare pelo selo dos Beatles. O canto de um mantra rítmico e meditativo de 16 palavras - "Hare Krishna, Hare Krishna, Krishna Krishna, Hare Hare, Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare". George gravou com os primeiros devotos em Londres o mantra em um compacto pela Apple Records, tornando esta milenar meditação em um hit na Inglaterra. Posteriormente, seu sucesso "My Sweet Lord" apresentou o canto de "Hare Krishna" para todo o planeta, sendo considerado, inclusive, uma das músicas mais icônicas da época. A partir daí o movimento de Prabhupada explodiu definitivamente, e seus seguidores -"agora conhecidos como os Hare Krishnas" ficam famosos por cantarem e dançarem nas ruas, estando presentes em todos os principais grandes fatos culturais da década, festivais de música, filmes e manifestações em todo o mundo. Hare Krishna!

4 comentários:

Dani disse...

Deve ser um filme interessante sem dúvida, retratando um importante momento histórico. Se passar aqui no Rio de Janeiro, vou querer assistir. Ou esperar cair no YouTube ou Netflix ou algum canal a cabo...

Marcos Vinicius disse...

Disponivel no YouTube (2020):

https://www.youtube.com/watch?v=zMfsz9hJz18&feature=youtu.be

Edu disse...

Obrigadão Marcos! Vou publicar ainda hoje 11/6

Diario Curso Ambiental disse...

O link Não está mais disponível, alguém fez download?