segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

ABRACADABRA: APAREÇA STEVE MILLER!


Em 1972, no álbum "Anthology" de Steve Miller, Paul McCartney colaborou em duas músicas: "Celebration" e "My Dark Hour". Paul toca baixo, bateria e participa nos vocais. Desde então, não fizeram mais nada juntos até 1997, quando McCartney entrou em estúdio para produzir o excelente Flamming Pie e o resultado saiu melhor que a encomenda. A música "Used to Be Bad", composta e tocada pelos dois com solos eletrizantes é uma verdadeira aula de guitarras.

Steve Miller nasceu em 5 de outubro de 1943 em Milwaukee, Wisconsin, EUA. Hoje tem 77 anos. É veterano e guitarrista virtuose de Blues e Rock. Em 1968, Miller formou a Steve Miller Band lançando o álbum "Children of the Future", o primeiro de um série de discos calcados solidamente no estilo de Blues Psicodélico que dominava o cenário musical de São Francisco na época. Miller só começaria a cantar em 1969, assumindo os vocais ocasionalmente no álbum "Brave New World".
"The Joker", de 1973, marcou o início de uma nova fase na carreira de Miller: mais simplista e direcionado ao Pop, o álbum obteve grande êxito com a faixa título e outras canções. Miller assumira o papel de cantor. Seu alcance vocal limitado na verdade fez com que as músicas se tornassem mais acessíveis e propensas a tocarem nas rádios. Depois vieram "Fly Like an Eagle" e "Book of Dreams". Estes álbuns representaram o auge do sucesso comercial de Miller, ambos alcançando as colocações máximas nas paradas musicais e emplacando diversos hits, como “Rock ‘N’ Me”, “Take the Money and Run”, “Jet Airliner” e “Jungle Love”. Enquanto a crítica esculhambava Miller por ele abandonar suas composições mais ambiciosas e socialmente engajadas em favor de simples sucessos de Pop-Rock influenciados por Blues, os fãs aumentavam cada vez mais, e a Steve Miller Band co-encabeçou uma grande turnê por estádios com The Eagles em 1977.
Do alto de seu massivo sucesso, Miller resolveu dar uma pausa nas gravações e turnês, só emergindo em 1981 com "Circle of Live", um álbum ambicioso possivelmente planejado para aplacar os críticos com seu novo estilo. As vendas foram decepcionantes, e em 1982 ele retornou à formula Pop com outro álbum de sucesso, "Abracadabra" que vendeu milhões de cópias em todo o mundo. Este foi seu último grande êxito comercial.

Nenhum comentário: