domingo, 5 de junho de 2022

GEORGE HARRISON - MY SWEET LORD - REALLY WANT TO SEE YOU! ✶✶✶✶✶✶✶✶✶✶✶✶✶✶✶✶✶✶✶✶✶✶✶✶


George Harrison foi muitas vezes rotulado como “o Beatle quieto” desde o tempo do auge da carreira do Beatles. Talvez esse apelido tenha surgido por causa do papel de Harrison como guitarrista principal ou do banco de trás que ele ocupou em entrevistas com a imprensa. Independentemente da quietude percebida de Harrison, o ex-Beatle tinha muito o que dizer. E depois que os Beatles se separaram em 1970, Harrison lançou seu primeiro single solo, “My Sweet Lord” apenas sete meses depois.
“My Sweet Lord” tem conotações e referências religiosas evidentes. O que torna o conteúdo religioso desta música diferente da maioria, é o uso das terminologias cristãs e hindus. O objetivo de Harrison ao combinar as duas religiões era chamar a atenção para o sectarismo religioso, ou a noção percebida de conflito entre grupos. As referências cristãs aparecem através da repetição de My sweet Lord, bem como usando a frase de chamada à fé cristã 'Aleluia'. Também na letra estão várias citações de louvação a divindades hindus, 'Hare Krishna''Hare Rama' etc.

Now I really want to see you (Hare Rama)
Really want to be with you (Hare Rama)
Really want to see you, Lord
But it takes so long, my Lord (hallelujah)
Hmm, my Lord (hallelujah)
My, my, my Lord (Hare Krishna)
My sweet Lord (Kare Krishna)
My sweet Lord (Krishna Krishna)
My Lord (Hare hare)
Hmm, hmm (Gurur Brahma)
Hmm, hmm (Gurur Vishnu)
Hmm, hmm (Gurur Devo)
Hmm, hmm (Maheshwara)
My sweet Lord (Gurur Sakshaat)
My sweet Lord (Parabrahma)
My, my, my, my Lord (Tasmayi Shree)
My, my, my, my Lord (Guruve Namah)
My sweet Lord (Hare Rama, Hare Krishna)
My sweet Lord (Hare Krishna)
My sweet Lord (Krishna Krishna)
My Lord (Hare hare)

A tentativa lírica de
Harrison de fazer a ponte entre o cristianismo e o hinduísmo era o significado da música. Há também um pouco de impaciência na faixa escrita por Harrison. "Eu realmente quero te ver, Senhor", Harrison canta, "Mas demora tanto, meu Senhor". Esses versos lembram a própria jornada espiritual de Harrison, na qual ele estudou intensamente religiões orientais, especificamente Hindu. Em sua exploração, Harrison foi particularmente atraído pelos ensinamentos do monge indiano Swami Vivekananda. Um desses ensinamentos diz: “Se existe um Deus, devemos vê-lo. E se existe uma alma, devemos percebê-la”. Com certeza, George se lembrou disso em “My Sweet Lord”.
Apenas alguns meses depois de lançado o single de “My Sweet Lord”, George Harrison foi processado pela Bright Tunes Music Corporation por violação de direitos autorais. A organização alegou que Harrison se inspirou de forma não autorizada na música de Ronnie Mack “He’s So Fine”. A Bright Tunes possuía os direitos de publicação da música naquele momento devido à morte de Mack. Durante o processo, Harrison explicou que, na verdade, ele se inspirou na música “Oh Happy Day” de Edwin Hawkins Singers, não na música de Mack. Infelizmente, porém, Harrison foi considerado culpado de “plágio subconsciente” em 31 de agosto de 1976. Processo à parte, “My Sweet Lord” foi um enorme sucesso, e foi o primeiro single número um de um Beatle após a separação da banda. Também precedeu o icônico álbum triplo de Harrison, All Things Must Pass. O single recebeu a certificação de ouro da Recording Industry Association of America, por ter vendido mais de um milhão de cópias. No Brasil, foi a 18ª música mais tocada nas rádios em 1971.

Um comentário:

Dani disse...

É daquelas músicas assim...PERFEITAS!