sexta-feira, 5 de agosto de 2011

THE BEATLES - REVOLVER - 45 ANOS

Há exatos 45 anos, em1966 foi lançado o 7º álbum dos Beatels - REVOLVER. 1966 foi um ano decisivo aos Beatles em vários aspectos. Foi nesse ano que eles decidiram parar de excursionar, também não fizeram nenhum filme e deram-se tempo de fazer trabalhos paralelos. Nesse mesmo ano John Lennon teve seu primeiro encontro com Yoko Ono. Em 1966 também foi lançado apenas um disco original dos Beatles - "Revolver", este, que se não for chamado de divisor de águas, recebe o título de precursor de tudo que viria pela frente. Mas independentemente disso Revolver fala por si mesmo. É um disco brilhante. Pela primeira vez os Beatles conseguiram fazer um trabalho com mais folga (mas não muita).Revolver não só é um disco com ótimas canções, como também é o marco da reviravolta de Paul McCartney como compositor.
Com a falta de um script bom, os Beatles decidiram não rodar nenhum filme no início de 66. Com isso, desviaram o horário para as supostas filmagens para o estúdio de gravação. Tiveram mais tempo para experimentar, gravar... e ousar. As gravações ocorreram entre Abril e Junho daquele ano. Os Beatles ainda se encontravam no meio de uma excursão, mas era clara a insatisfação da banda em tocar ao vivo. Eles estavam piorando como músicos de palco, pois mal se ouviam. Eles e quem ia assistir aos shows!
Apesar de todo vanguardismo de Revolver e devido ao trabalho e trucagens de estúdio, Os Beatles se tornaram incapazes de tocar alguma música desse novo disco ao vivo. O grupo só tocava músicas dos discos anteriores. Essa diferença fez a banda optar por não excursionar mais, e 2 semanas depois do lançamento de Revolver, os Beatles realizaram seu último show, em 29 de Agosto no Candelstick Park, San Francisco. Depois disso tirariam as tão desejadas férias (as primeiras desde 1962). John iria para a Espanha para filmar ' How I Won The War', Paul trabalharia na trilha sonora de 'The Family Way', George iria para a India aprender cítara, e Ringo... bom, Ringo iria acompanhar John.
Ao contrário do que se pensa, o título Revolver não tem nada a ver com arma. "Revolver" vem de revolver, como um disco. O título original deveria se chamar 'Abracadabra', mas foi descartado. A capa do disco assinada por Klaus Voorman, uma amigo antigo dos tempos de Hamburgo (que mais tarde tocaria baixo em vários discos de John, George e Ringo) e entrou no 1º lugar das paradas em 10 de Agosto, onde ficou por 7 semanas. Na falta de um 2º disco para ser lançado no natal, a EMI optou por uma coletânea, "A Collection of Beatles Oldies... But Goldies", sendo esta, a primeria coletânea oficial. Numa votação realizada em 1998 pela empresa Virgin, 'Revolver' foi eleito como melhor disco já lançado, e em 2001, o álbum repetiu esta façanha numa pesquisa do canal VH-1.

8 comentários:

Aly disse...

Edu, eu quero te falar cara, assim como o taxista ou a Eleanor disse, seja aqui, lá ou em qualquer lugar, o disco é muito bom. Eu vou estar dormindo, mas se eu não levantar, me chame o médico. Mas meu sono é pesado e o passarinho pode cantar a vontade, mas será pra ninguém. Até a próxima, não tenho certeza, afinal ninguém sabe o dia de amanhã.

Valdir Junior disse...

Definitivamente um disco Atemporal !!
O Sgt Peppers é um otimo disco , mas o bomba verdadeira é o Revolver !!
Da capa ao ultimo som de Tomorrow Never Knows tudo alí tem uma energia e um frescor incrivel !!!
Um disco que muita , mas muita banda de hoje dia que deveria reverencia-lo mesmo que não gostem dos Beatles !!!

joão batista disse...

esse disco é realmente um divisor de aguas, pelo aumento de participação de george como composttor, pela diversidade musical, indo do experimentalismo com "Tomorrow Never Knows" até baladas romanticas como "Here, There and Everywhere".

mas meu preferido, o disco que pra mim ainda é a melhor coisa ja gravada na historia da musica é o album branco.

LSelem disse...

Pra mim é o melhor, depois de Abbey Road!! Edu, bom fim de semana meu caro!!! Peace & love

Edu disse...

4U2, baby!

João Carlos disse...

É um discaço.Em relação aos Beatles eu não discuto o quesito "preferência".Cada um tem sua razão.Li outro dia que para Hebert Vianna o melhor era Magical... Tal a L Selem,meu favorito é Abbey Road mas para quem como eu,adora o Let It Be,com ou sem Spector...sei não meu Deus,sei não!

Edu disse...

Caros amigos: desculpem estar um pouco ausente nesses últimos dias. Estou sem tempo para nada (e sem computador!). Mas a coisa logo voltará ao normal e muitas novas bombas ainda vão explodir! Está chegando o dia do aniversário do nosso blog preferido: 24 de agosto. 3 anos! Quem quiser participar, com um depoimento, uma lembrança, qualquer coisa, envie para eduardobadfinger@gmail.com
Ah, sim, sobre "Revolver": é um disco tão bacana e encantador como todos os outros são também! Para mim, cada um tem seu encanto. Por razões sentimentais, meu preferido é "Help!" - o auge! O disco que me pegou! Abração. Carry On Until Tomorrow!

LSelem disse...

Também peço desculpas, a correria aqui ta grande, viajando toooodas as semanas, precisando de tubo de oxigênio e muito rock n'roll pra me ajudar!!! Bjos e abraços