terça-feira, 25 de março de 2014

ROBERT WHITAKER - BEATLES PHOTOGRAPHER

Ao longo de sua carreira, os Beatles foram fotografados por inúmeros profissionais: Dezo Hoffman, Richard Avedon, Richard Hamilton, Ian Mcmillan, entre tantos outros. Robert Whitaker foi um dos seus fotógrafos preferidos. Dos seus cliques foram feitas oito capas de álbuns, EPs e singles do grupo - além de centenas e centenas de itens publicitários.
Whitaker nasceu em Hertfordshire , Inglaterra em 1939. Começou na fotografia em Londres no final de 1950 e mudou-se para Melbourne em 1961, onde se tornou parte da pequena mas florescente cena de arte de Melbourne. Whitaker estava trabalhando como freelance em quando teve seu fatídico encontro com The Beatles e seu empresário Brian Epstein, durante a turnê Australiana do grupo em junho 1964. Isto aconteceu mais ou menos por acaso, quando Whitaker acompanhava um amigo jornalista que faria uma entrevista com Epstein para um artigo para o jornal Melbourne Jewish. A Foto de Whitaker para o artigo, o levou à Epstein e seus primeiros primeiros cliques dos Beatles, fotos de Paul McCartney e George Harrison segurando bumerangues presenteados por fãs australianos.
Brian viu uma exposição de Whitaker no Museu de Arte Moderna e lhe ofereceu um cargo como fotógrafo pessoal da NEMS, para retratar todos os seus artistas. Inicialmente, Whitaker recusou, mas depois de ver os Beatles se apresentarem no Festival Hall, oprimido pelas centenas de fãs histéricas, decidiu aceitar a oferta e voltar para a Inglaterra.
Em agosto de 1964, começou a trabalhar fotografando os artistas da NEMS, incluindo Billy J. Kramer & The Dakotas, Gerry & The Pacemakers e Cilla Black. Também fez várias fotografias do enorme sucesso do grupo folk pop-australiano "The Seekers". Mas foi com os Beatles e em especial John Lennon , com quem se tornou amigo íntimo, que Whitaker criou a sua obra mais famosa e duradoura. Um de seus primeiros trabalhos foi fotografar os Beatles durante sua segunda turnê triunfante americana, incluindo o histórico show no Shea Stadium em Nova York. Ele passou os próximos dois anos viajando com os Beatles e os fotografando no trabalho, no lazer, em casa, nas turnês, no estúdio de gravação, em momentos particulares e em sessões formais de fotografias. Suas fotos deste período incluem os retratos que foram usados por Klaus Voormann na colagem-ilustração da capa do LP Revolver em 1966, e uma série de retratos do grupo tiradas enquanto estavam fazendo filmes promocionais para os singles "Rain" e "Paperback Writer", em Chiswick Park , Londres, em 1966, incluindo o "Way Out" famoso retrato de George Harrison .

Com o acesso quase ilimitado à banda mais famosa e popular do mundo, Whitaker rapidamente se tornou uma figura-chave da cena underground de Londres, capturando "a criatividade e o excesso da Swinging London". Na época, ele disse: "Havia cerca de 100 pessoas que dirigiam os anos sessenta, e eu tive a sorte de conhecer e fotografar praticamente todas elas".


Whitaker também acompanhou os Beatles em sua turnê de 1966 do Japão. Em Tóquio, o promotor da turnê presenteou-o com uma Nikon 21mm com lente grande-angular com a qual ele fez vários takes dos Beatles relaxando em seu quarto no Hilton Hotel de Tóquio, incluindo a foto utilizada na capa de trás do álbum "A Collection of Beatles Oldies".


Mas, indiscutivelmente, a obra mais célebre de Whitaker é a famosa foto dos Beatles em 1966 que foi usada como capa original do álbum "Yesterday And Today..." onde aparecem usando jalecos brancos e segurando pedaços de carne e bonecas decapitadas. O disco Yesterday and Today foi lançado em 15 de junho de 1966 somente nos EUA. No outro dia foi tirado de circulação. A capa original do disco mostrava os Beatles, vestidos de açougueiros, com pedaços de bonecas e de carnes espalhados entre eles. Uma referência à guerra do Vietnã? Talvez. A capa gerou muita polêmica e foi considerada de muito mau gosto pelos mais puristas.
Na época, a Capitol produziu uma capa adesiva que era colada por cima da original. Mas centenas de exemplares foram vendidos. Segundo Barry Miles, o biógrafo de Paul McCartney, em seu livro “The Beatles a Diary: An Intimate Day by Day History”, John Lennon contou o motivo da violência empregada nas imagens: “Bob (Robert Whitaker) estava numas de Salvador Dalí e realizar fotos surreais... ela foi inspirada na nossa irritação e ressentimento em ter que fazer outra sessão fotográfica e outra coisa à la Beatles. Nós estamos cansados disso... Essa combinação produziu aquela capa”.
Durante os anos, tem havido uma série de conjecturas sobre sobre o que significava foto. A teoria mais popular é que seria um protesto dos Beatles contra a Capitol Records por supostamente "massacrar" os seus álbuns nos Estados Unidos. No entanto, Whitaker disse que isso era bobagem e que também não era nenhum protesto contra o Vietnã. Queria criar algo absolutamente surreal. O disco original e com a "capa do açougue" é considerado hoje, uma das maiores raridades dos Beatles e vale uma fortuna inestimável.
No final de 1966, os Beatles encerraram as turnês e durante o primeiro semestre de 1967 trabalharam em "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band". Com o fim das excursões, a associação de Whitaker com os Beatles e NEMS chegou ao fim. Então trabalhou com o Cream e Salvador Dali que ele fotografou várias vezes entre 1967 e 1972. No início dos anos setenta, Whitaker efetivamente se aposentou da fotografia e por quase vinte anos apenas cultivou sua propriedade em Sussex. Em 1991, reuniu algumas de suas fotografias inéditas dos Beatles para o seu livro de grande sucesso "The Unseen Beatles". Robert Whitaker morreu em 20 de setembro de 2011 aos 71 anos, de câncer.
Links para as outras postagens com os fotógrafos dos Beatles:
RICHARD AVEDON
ASTRID KIRCHERR
http://obaudoedu.blogspot.com/2010/09/astrid-kirchherr-all-those-years-ago.html
ANGUS McBEAN
MAD DAY OUT
IAN McMILLAN - ABBEY ROAD
DEZO HOFFMAN

5 comentários:

João Carlos disse...

Um iluminado! Com certeza!

Valdir Junior disse...

Um ótimo fotografo !!
A forma como ele captou a imagem dos Beatles transcende os próprios !!

Segundo a Cinthia Lennon , o John teria tido um caso com a mulher do Robert !!
Acho que isso ajudou o fim dessa boa parceria entre ele e os Beatles !!

Edu disse...

Não Val. A mulher que supostamente teve um caso com Lennon em 1963 - era Sonny Drane - na época casada com o fotógrafo Robert Freeman (que fez a capa de vários álbuns dos Beatles) e não com Whitaker. Confira no link: http://obaudoedu.blogspot.com.br/2013/03/robert-freeman-with-beatles.html - Abração!

Valdir Junior disse...

Epa..falha minha !!
Confundi os Roberts !!
Isso é coisa da idade que vem chegando , desculpe Edu !!!

Edu disse...

Tem mais 'Roberts' do que 'John'... Abração, amigo!