domingo, 10 de abril de 2011

DEZO HOFFMANN - BEATLES PHOTOGRAPHER

DEZO HOFFMANN
Dezider Hoffmann, mais conhecido apenas como Dezo Hoffmann foi um dos maiores, inovadores e criativos fotógrafos de sua época. Nasceu na Checoslováquia em 1912. A fama internacional veio na década de 1960, quando registrou os maiores astros pop conhecidos e personalidades do showbiz, como The Beatles, The Rolling Stones, Dusty Springfield, Charlie Chaplin, Sophia Loren, Marlon Brando, Marilyn Monroe, Laurence Olivier, The Kinks, The Shadows , Tom Jones, Jimi Hendrix, Frank Sinatra, Bob Marley, Duke Ellington, Louis Armstrong, Elton John, Omar Sharif e Pink Floyd.
De todos os profissionais que tiveram o privilégio de fotografar os Beatles, Dezo Hoffmann foi, sem dúvida, o mais sortudo. Ele soube explorar como nenhum outro, todas as qualidades cômicas dos rapazes, tendo como base de referência o filme A Hard Day's Night.
Hoffmann nasceu em 24 de maio de 1912 em Banská Štiavnica, Reino da Hungria, Checoslováquia. Depois de estudar jornalismo em Praga, trabalhou na Twentieth Century Fox em Paris como fotojornalista. Durante a invasão da Abissínia, foi enviado por Mussolini para fazer um documentário sobre a invasão. Depois de voltar da África, foi enviado à Espanha para filmar a popular olimpíada de 1936 (um protesto contra os jogos oficiais das olimpíadas de Berlim, sob a propaganda de Hitler). Logo após sua chegada na Espanha, a guerra civil eclodiu e Dezo encontrou-se em barricadas. Neste período ele conheceu personalidades como Hemingway e Robert Capa. Supostamente os três homens formaram um trio inseparável. Enfrentando perigos de guerra Dezo foi ferido algumas vezes. A terceira lesão foi grave, deixando-o sem memória por vários meses. Após a recuperação, ele se mudou para a Inglaterra e se juntou ao esquadrão de pilotos da Checoslováquia com a RAF durante a Segunda Guerra Mundial.
No dia 22 de julho de 1963, Dezo Hoffmann passou o dia com os Beatles na praia de Bream Down, onde os fotografou vestindo trajes vitorianos e passeante em burricos, além de fazer um filme amador dos rapazes brincando na praia. Hoffmann falou sobre a experiência: "Tive a idéia de alugar cabines de praia, roupas de banho antigas, etc. Eles adoraram usar aqueles trajes bobos. John continuou vestido com o seu maiô no hotel, muito após o témino da sessão".
Depois da guerra, permaneceu em Londres, trabalhando para diversos jornais e revistas. Em 1955 iniciou sua colaboração com a revista Record Mirror. Era o início de sua carreira fotografando celebridades do show business. Em 1962 foi para o Liverpool fotografar um grupo desconhecido, mas promissor - The Beatles. A simpatia mútua entre o fotógrafo e seus modelos levou a um relacionamento duradouro com o grupo. Dezo também fez um filme colorido 8 milímetros durante esta fase dos Beatles. Provavelmente, deve ser o primeiro filme com tomadas coloridas deles.
Paul McCartney declarou que para ele, Hoffmann era o melhor fotógrafo do mundo. Durante os anos seguintes Hoffmann fez centenas de fotos famosas dos Beatles e isso atraiu a atenção de muitas outras estrelas. Ele era considerado como um "bom camarada", e sua figura era apreciada e acolhida por onde passava, apesar do forte sotaque estrangeiro.
Em 1982, a editora Omnibus Press publicou "With The Beatles - As fotografias históricas de Dezo Hoffmann", mostrando algumas das fotos raras capturadas por Dezo durante o horário nobre da Beatlemania. Este livro foi esgotado rapidamente. Durante a primeira excursão dos Beatles aos Estados Unidos, Dezo Hoffmann foi o fotógrafo oficial. Toda a coleção de fotografias dos Beatles feitas por Hoffmann foi adquirida pela Apple Corps Ltd. A maioria das fotos utilizadas no 'The Beatles Live at the BBC "CD / LP, incluindo a foto da capa da frente, foram tiradas por Dezo. O restante do arquivo do fotógrafo com aproximadamente 1 milhão de fotografias de músicos pop e incontáveis personalidades do showbiz foi adquirida pela Rex Features.
Dezo Hoffmann morreu em 29 de março de 1986 aos 73 anos, de câncer, num hospital em Harley, Londres. Ele foi cremado no Crematório de Golders Green (Badfinger), onde suas cinzas foram espalhadas no gramado Bluebell.

2 comentários:

João Carlos disse...

Eita.Sexta-feira tava lendo exatamente sobre essas fotos/filmes no Diário dos Beatles.Retorno triunfante do Baú (e comovente).Fim de férias do Edu e recomeço da nossa.
Vãobora!

Valdir Junior disse...

Welcome Home Edu !!!!!!
Com certeza todos esses fotografos ajudaram a criar e a registrar para a Historia a imagem dos Beatles !!!

Um abraço e Hare !!!!!!!!!!!!!!