sexta-feira, 29 de abril de 2011

JOHN LENNON - A ASSUSTADORA "COLD TURKEY"

Junto com Yoko Ono, John Lennon começou sua carreira solo mesmo ainda “sendo” parte dos Beatles, sem sucesso algum. Lançou o primeiro álbum, “Two Virgins”, em novembro de 1968. Era um álbum experimental que trazia gravações caseiras. A capa causou muita polêmica, pois os dois apareciam nus. Um mês antes do lançamento, foram presos por porte de drogas.
Após o casamento em Gibraltar, em março de 1969, realizaram o primeiro "Bed-in for Peace" no hotel Hilton em Amsterdam, nos Países Baixos. "Bed-ins" era conferências de imprensa em favor da paz, realizados em uma cama de hotel. O movimento não foi bem aceito pela imprensa e eles acabaram sendo ridicularizados por ela. Em maio do mesmo ano, lançaram o segundo álbum Life With The Lions e realizaram o segundo "bed-in", em um hotel da cidade de Montreal, Canadá, onde gravaram a canção "Give Peace a Chance" que se tornaria posteriormente em hino a favor da paz.
Ainda em 69, lançaram o compacto com a canção "Give Peace a Chance". Em outubro, foi a vez do compacto com a canção "Cold Turkey". Composta nesse período, a música reflete bem o momento que Lennon vivia. A referência direta da canção, até porque é difícil fugir dessa ligação óbvia, é o vício da heroína que o casal curtia naqueles tempos. "Cold Turkey", na gíria dos junkies, é a chamada crise de abstinência. Contudo, pode-se fazer uma análise mais profunda dos porquês dessa letra. Lennon chegou até a oferecê-la para os Beatles, mas ninguém teve interesse. Não queriam fazer mais um “single” naquele momento – muito menos uma canção que não era nada dos Beatles. Era somente um John Lennon cru, nu, que não queria e nem tinha mais interesse algum em interpretar composições que não fossem próprias. John Lennon mudou! Não era mais o beatle. Odiava os Beatles, como instituição. Estava realmente saturado e deslumbrado com as perspectivas de começar um trabalho autoral ao lado da mulher.
"Cold Turkey" é uma das mais estranha e violentas canções de John Lennon. Os gritos de horror no final não deixam dúvidas. Algo estava muito errado com o velho John, que conseguiu terminar a música a tempo de encaixá-la no show de Toronto, e a faixa saiu no disco ao vivo (tem aqui no Baú!) gravado durante a apresentação. Além do compacto, a faixa também aparece no “Shaved Fish” e também no álbum ao “Live in New York City”. A primeira estrofe da letra diz:
“A temperatura está subindo,
A febre é alta.
Não posso ver o futuro,
Não posso ver o céu.
Meus pés estão tão pesados.
Minha cabeça também.
Queria ser um bebê.
Queria estar morto”.

2 comentários:

Valdir Junior disse...

É um grito de desespero mesmo essa musica ,John sempre foi o mais viceral dos Beatles e parece que naquele momento era a unica forma dele ir se desassociar do som e imagem dos Beatles.A banda que toca nessa musica mostra um pouco isso :Ringo , Eric Clapton ,Klaus Voorman e Yoko, alem disso foi a primeira vez que saiu uma musica do John em Compacto sem ser dado crédito a composição a Paul.
Apesar de toda essa ´´ crueza `` adora essa musica , principalmente as guitarras nela.

João Carlos disse...

Isso mesmo EDU. A canção narra o apogeu de uma "crise de abstinência". Todas as reações do corpo e da mente são narradas cruamente mas de forma bem real.Sem esnobismo,afirmo isso porque quando estudante testemunhei uma pessoa viciada em cocaína no auge da terapia.É horrível.Peru Frio...nada poderia definir melhor.Eita Bauzinho bom da bexiga!