domingo, 17 de abril de 2011

HÁ 13 ANOS PARTIU A LOVELY LINDA DE PAUL MCCARTNEY

Uma pequena homenagem do Baú do Edu à doce Linda McCartney que se foi há 13 anos no dia 17 de abril de 1998.
Linda Louise Eastman nasceu em 24 de setembro de 1941. Ficou mundialmente conhecida ao se tornar Linda Mcartney em 12 de março de 1969. Linda era fotógrafa, dublê de música e ativista dedicada contra o abuso aos animais. Era filha de Lee Eastman, um bem sucedido advogado e de Louise Linder (dona da fortuna das lojas Linder), Linda cresceu na cidade de Scarsdale (estado de Nova Iorque) e se tornou uma das grandes fotógrafas do mundo. Se formou em Artes na Universidade do Arizona, e quando retornou a Nova Iorque começou a demonstrar o seu talento com as câmeras.

Começou sua carreira na editora Town and Country magazine. E, foi quando fotografava a banda The Rolling Stones num iate que percebeu que este segmento de seu trabalho estaria em grande demanda. Se imortalizou fotografando ícones do rock como, The Who, Jimi Hendrix, The Doors, Simon and Garfunkel, Bob Dylan, Otis Redding e subsequentemente, The Beatles, quando então acabou conhecendo Paul.

O sucesso de Linda na música foi - no conjunto total de seu trabalho - por conta do marido. Nunca foi uma intérprete, ou compositora, antes de conhecer Paul, mas mesmo assim ela cativou o público mundialmente também com sua constante presença no teclado durante as apresentações ao vivo e com seus doces acompanhamentos vocais junto a Paul. Nota-se em particular, canções de grande sucesso como "Another Day", em que Paul toca todos os instrumentos e Linda preenche a melodia suavemente junto ao marido com vocais de fundo. Este preenchimento vocal ("duuuhs") é quase que uma marca registrada de Paul, que se destacou mais ainda durante os anos que lançava seus discos da carreira solo, ou com o grupo Wings em que, talvez por falta de seus originais ex-parceiros de rock ou por uma grande conveniência, usava constantemente sua esposa nas gravações. A combinação nova funcionou e juntos se tornaram os músicos pop mais ricos da história da música.

Linda se manifestava frequentemente contra o abuso aos animais, e era uma ambientalista. Linda trabalhou com organizações como a PETA, Lynx, Friends of the Earth. Com esta atitude em mente ela comercializou vários pratos vegetarianos pré-preparados para o seu segmento no mercado com sua própria marca registrada e ficou milionária por conta própria, mesmo se não estivesse casada com o magnata do rock. Linda também publicou um livro de receitas vegetarianas que é bem popular com sua geração de fãs, comercializado nos anos 90,"Linda McCartney's Home Cooking".

Linda morreu em 17 de abril de 1998, de câncer.
Em 10 de agosto de 1979, Linda McCartney lançou o compacto "Seaside Woman" / "B-Side To Seaside" sob o pseudônimo Suzy And The Red Stripes.

4 comentários:

João Carlos disse...

Bem oportuno EDU.Você lembrou da data em que Linda levitou.Acho que ninguém se tocou.Lembro que fiquei bem triste por ela,pela família e por mim mesmo pois ela era realmente LOVELY.

Valdir Junior disse...

Na minha opinião ela sera sempre a unica Mrs. McCartney.A que veio depois não chega aos pés dela.
Foi com louvor Mulher,Esposa e Mãe
com certeza faz muita falta a todos!!
Graças a ela o Paul fez muita canção de amor que dividiu com todos nós !!!!
The Lovely linda !!!!!!

RafaCruz disse...

Muito boa homenagem a essa mulher que com certeza fez nosso Paul muito feliz quando viva. Uma mulher que realmente fez a diferença, sempre procurando fazer seu próprio sucesso, sozinha, sem depender do marido rico e famosa, apesar de também ajudá-lo em sua carreira. Uma mulher adimirável.
Sinto muito por Paul, pela família e pelos amigas de Linda, por essa perda.

Bjs
Rafa
rafadeoliveira-tudosobrequalquercoisa.blogspot.com

Willians disse...

Oi, Edu, realmente Linda foi 10 pra sorte do Paul. Um pedido, existe um disco de 1982 da Odeon sobre os 20 anos de Beatles em que a Lizzie Bravo conta sobre a gravação de Across the universe, é uma coisa maravilhosa, ela contando e as músicas dos Beatles ao fundo, é emocionante, perdi esse disco e nunca vi na internet, você estando em SP deve encontra-lo, se possível passar para CD e colocar na internet vai ser uma coisa mágica e única para nós beatlesmaníacos. Um abraço.