sexta-feira, 29 de abril de 2011

JOHN LENNON - O PALHAÇO DO ANO?

“Olá! Meu nome é Stela. Estou pesquisando sobre os Beatles na net e me deparei com o seu Blog e preciso de um enorme favor: você, como Beatlemaníaco, deve saber onde foi publicado o ’premio’ que Lennon recebeu de Palhaço do Ano. Em qual revista?” Muito obrigada. =)

Pelo que pude lembrar, e de acordo com alguns livros que olhei, não houve, de fato, um "Prêmio Palhaço-do-Ano”. No dia 31 de dezembro de 1969, a BBC-TV exibiu o especial “O Homem da Década”, dedicado a John Lennon. A revista Rolling Stone proclamou John como a personalidade de 1969 (The Man of the Year -1969). Muitos críticos e jornalistas, contrários ao fim dos Beatles, ao lado político adotado por Lennon, sua luta utópica pela paz, e à própria Yoko Ono, espalharam que na verdade, deveria receber o título de "Palhaço do Ano". No que Lennon prontamente respondeu: "Parte da minha política e da Yoko é não sermos levados à sério. Somos humoristas. Todas as pessoas sérias, como Kennedy, Luther King e Gandhi, foram assassinados. Queremos ser os palhaços do mundo. Fico orgulhoso em ser ‘O Palhaço do Ano’ num mundo em que gente séria está se matando e destruindo em guerras como a do Vietnam". Espero ter ajudado. Abração! Se estiver enganado e alguém puder complementar com mais informações, todos agradecem!

3 comentários:

Valdir Junior disse...

Certissimo Edu !!!!
É isso mesmo .

RafaCruz disse...

Essa fala do John foi super irônica, pois ele fala que pessoas sérias foram assassinadas e ele era um humorista, e ele também foi assassinado, mas é obviu que na época ele não sabia.

Bjs
Rafa
rafadeoliveira-tudosobrequalquercoisa.blogspot.com

João Carlos disse...

Na verdade quando Lennon foi eleito o homem da década um jornalista,em virtude daquelas bed-ins e "sacos" etc,chamou-os de Palhaços do Ano (ou coisa parecida). A resposta de John,Edu publicou no texto com propriedade.