quinta-feira, 21 de abril de 2011

PARABÉNS, MINHA BRASÍLIA QUERIDA

Um dos maiores orgulhos que tenho na vida, é o privilégio de viver e morar em Brasília. Há 42 anos, quando meu pai decidiu que era aqui que viveríamos, foi, sem dúvida, uma grande emoção. Praticamente, cresci acompanhando todo o seu crescimento, o sol, o céu, suas luas e suas estrelas. Para quem não conhece ou vive aqui, é muito difícil dizer como é grande o meu amor por Brasília. Obrigado, querido pai. Eu te amo minha Brasília! Você é a cinquentona mais gostosa do Brasil!
A história de Brasília, a capital do Brasil, localizada no Distrito Federal, no coração do país, iniciou com as primeiras ideias de uma capital brasileira no centro do território nacional. A necessidade de interiorizar a capital do país parece ter sido sugerida pela primeira vez em meados do século XVIII, ou pelo Marquês de Pombal, ou pelo cartógrafo italiano a seu serviço Francesco Tosi Colombina. A ideia foi retomada pelos Inconfidentes, e foi reforçada logo após a chegada da corte portuguesa ao Rio de Janeiro em 1808, quando esta cidade era a capital do Brasil.
A primeira menção ao nome de Brasília para a futura cidade apareceu em um folheto anônimo publicado em 1822, e desde então sucessivos projetos apareceram propondo a interiorização. A primeira Constituição da República, de 1891, fixou legalmente a região onde deveria ser instalada a futura capital, mas foi somente em 1956, com a eleição de Juscelino Kubitschek, que teve início a efetiva construção da cidade, inaugurada ainda incompleta em 21 de abril de 1960 após um apertado cronograma de trabalho, seguindo um plano urbanístico de Lúcio Costa e uma orientação arquitetural de Oscar Niemeyer.
A partir desta data iniciou-se a transferência dos principais órgãos da administração federal para a nova capital, e na abertura da década de 1970 estava em pleno funcionamento. No desenrolar de sua curta história Brasília, como capital nacional, testemunhou uma série de eventos importantes e foi palco de grandes manifestações populares. Planejada para receber 500 mil habitantes em 2000, segundo dados do IBGE ela nesta data possuía 2,05 milhões, sendo 1,96 milhões na área urbana e cerca de 90 mil na área rural. Este é apenas um dos paradoxos que colorem a história de Brasília. Concebida como um exemplo de ordem e eficiência urbana, como uma proposta de vida moderna e otimista, que deveria ser um modelo de convivência harmoniosa e integrada entre todas as classes, Brasília sofreu na prática importantes distorções e adaptações em sua proposta idealista primitiva, permitindo um crescimento desordenado e explosivo, segregando as classes baixas para a periferia e consagrando o Plano Piloto para o uso e habitação das elites, além de sua organização urbana não ter-se revelado tão convidativa para um convívio social espontâneo e familiar como imaginaram seus idealizadores, pelo menos para os primeiros de seus habitantes, que estavam habituados a tradições diferentes.
Controversa desde o início, custou aos cofres públicos uma fortuna, jamais calculada exatamente, o que esteve provavelmente entre as causas das crises financeiras nacionais dos anos seguintes à sua construção. O projeto foi combatido como uma insensatez por muitos, e por muitos aplaudido como uma resposta visionária e grandiosa ao desafio da modernização brasileira. A construção de Brasília teve um impacto importante na integração do Centro-Oeste à vida econômica e social do Brasil, mas enfrentou e, como todas as grandes cidades, ainda enfrenta atualmente sérios problemas de habitação, emprego, saneamento, segurança e outros mais. Por outro lado, a despeito das polêmicas em seu redor, consolidou definitivamente sua função como capital e tornou-se o centro verdadeiro da vida na nação, e tornou-se também um ícone internacional a partir de sua consagração como Patrimônio da Humanidade em 1987, sendo reconhecida por muitos autores como um dos mais importantes projetos urbanístico-arquitetônicos da história.
O privilégio de conhecer, trabalhar e ser amigo dos melhores profissionais que tornam Brasília ainda mais bonita. Isso é um prazer que não dá para descrever. Só mesmo vendo o espetáculo de imagens. Os três ensaios fotográficos que aparecem a seguir, foram feitos com absoluta exclusividade especialmente para o Baú do Edu. Apreciem sem moderação.

MARIOZINHO

LUIZ CLEMENTINO

GILBERTO SOARES
PARABÉNS, BRASÍLIA QUERIDA!

12 comentários:

João Carlos disse...

Salve Salve Amém Jesus! Salve nossa querida Capital.E um abraço nos brasilienses (de berço e de coração) que não se contaminam com os 3 PODRERES.
PS: Salve Joaquim José,Tancredo e JK.

Edu disse...

Abração, JC!

VJ. disse...

Es - plên - di - do!

Vânia Junqueira disse...

Salve JC!

Edu sem palavras!

Você está demais em suas escolhas!

Grande!

VJ.

LSelem disse...

Obrigada pela aula de história Edu! Parabéns Brasilia!

Edu disse...

Obrigado a vocês, João Carlos, Vãnia Cecília, VJ e Lara. Esperei por algumas mensagens de "muitos" que dizem "eu amo Brasília". Mas devem estar com a ficha suja e preferiram se omitir. Ok. Ano que vem tem mais, se for parte do plano. Valeu! Abração!
PS: JC, posso ficar (quer dizer, tomar!) com esse negócio dos "3 podreres"? Obrigadão!

Cristina McCartney disse...

Se um dia, Paul conhecer Brasília, vai ficar de cara! Todo ano vai ter show aqui! Obrigada pelo espaço. McCris

João Carlos disse...

Faça bom uso mestre!

Marco disse...

Caro amigo Edu. Parabéns para você, parabéns para Brasília. Obrigado por abrir a homenagem com as minhas palavras. Sinto-me honrado. Meu amor é sincero, minha saudade é sólida, tem peso, é palpável. Em meu silêncio falei com minha cidade. Voltei aos lugares do poema, quis estar perto dos amigos que caminharam comigo naquelas palavras. Me lembrei que alguns não mais estarão nestes lugares. Por outro lado, sei que outros estarão e com eles sentarei novamente à mesa do bar para contemplar, contemplar e afogar a saudade.
Um grande abraço,
Subas.

Edu disse...

It's Ok.

Anônimo disse...

Boa tarde, Edu.

Vi as imagens de Brasília e quero saber como consigo autorização para utilizar imagem deste site para afixar em janela de uma empresa que se está se instalando em Brasília.
Aguardo contato pbizerra@hotmail.com.

Desde já agradeço.

Percival

Anônimo disse...

Boa tarde, Edu.

Vi as imagens de Brasília e quero saber como consigo autorização para utilizar imagem deste site para afixar em janela de uma empresa que se está se instalando em Brasília.
Aguardo contato pbizerra@hotmail.com.

Desde já agradeço.

Percival